
Dissidia: Final Fantasy (daqui pra frente só Dissidia) é um jogo de luta bem incomum, baseado na franquia Final Fantasy, e conta com uma gama de 22 personagens com estilos de luta bem diferentes. O estilo de luta não é nada parecido com Soul Calibur ou Tekken, portando arenas gigantes e combates em 3D, com chuvas de efeitos que lembram algum episódio de Dragon Ball.
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| Ultimecia versus Squall, que poético. |
O jogo começa com relativamente poucas opções, tendo um modo Story, um Quick Battle, um Arcade e um modo Versus, que eu espero que são auto-explicativos, mas à medida que você zera as campaigns, você abre outros modos de jogo que extendem a incrívelmente grande vida útil do jogo. Cada jogo da franquia(do I até o X) conta com um personagem principal e um vilão, e mais dois personagens bônus. Cada personagem principal tem sua própria campaign, que são sequências de tabuleiros, com inimigos representados por peças, baús e poções; a campaign Shade Impulse, de 4 partes(cada uma equivalente a uma campaign completa), vem logo após, seguidas de duas campaigns extras(representando os dois personagens bônus) e a infame Inward Chaos, uma campaign minúscula mas com inimigos que ultrapassam o level 100. Só nisso já dá pra ter uma idéia da longevidade absurda do jogo, mas entrarei nisso mais tarde.
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| Garland dando uma chuva de fogo no Kuja. |
O esquema de jogo é bem inconvencional e francamente difícil de explicar. Você tem uma barra de HP, um medidor de Bravery e uma barra de Ex Gauge. Atacando com o botão 'O', você suga o bravery do seu oponente(em quantidades relativas aos seus stats), e atacando com 'quadrado', você desconta a quantia exata do seu bravery do HP do seu oponente(e reseta seu bravery para 0, mas ele volta à quantia original após alguns segundos). À medida que a batalha progride, pequenas esferas de energia chamadas Ex Force aparecem pela fase, e coletá-las enche sua Ex Gauge. Com a barra cheia, você pode entrar em Ex Mode, que confere vários bônus(como regen de hp, críticos em quase todos os ataques, etc) e a habilidade de emendar um ataque de HP em um finisher, que arranca quantidades absurdas de HP do oponente. Segue aqui um vídeo de gameplay, pra ver se ajuda:
Dissidia ostenta alguns dos gráficos mais impressionantes do PSP. O gráfico lembra muito Kingdom Hearts, e os muitos efeitos de luz são quase impecáveis. Os cenários são extremamente fiéis às versões dos jogos da série, e os personagens são levemente modificados, mas sem perder sua essência. A falta de lip-synching nas intros de batalha incomoda um pouco, mas definitivamente não é nada demais. Já na parte sonora, é impossível dar errado quando suas músicas de batalha são extraídas diretamente dos jogos em questão(incluindo algumas peças em som 8-bits). Os efeitos de som em batalha são... normais, nada que ajude ou atrapalhe. As vozes dos personagens são boas, em sua grande maioria, mas o diálogo escrito é sempre meio vago. Parece que os produtores tem muita certeza que você já jogou todos os jogos da série, e a personalidade dos personagens é completamente subjetiva. Ah, e cuidado: você não precisa ter jogado nenhum FF pra entender a história do Dissidia, mas ele não tem problema nenhum em te encher de spoilers dos jogos antigos.
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| Firion dando um EX Finisher em The Emperor. |
Com 22 personagens que podem ser treinados ao level 100, mais de 500 equipamentos diferentes, três armas especiais por personagem, um mar de acessórios e uma lista com mais de 150 conquistas, Dissidia é um jogo que rende, fácil fácil, mais de 400 horas de jogo. Vale a compra.
PONTUAÇÃO:
Gráficos: 9
Som: 9
História: 6
Gameplay: 8
Fator Replay: 10
NOTA: 8/10
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