Harvest Moon - Hero of Leaf Valley

Nome: Harvest Moon - Hero of Leaf Valley
Plataforma: PSP
Gênero: Simulador//RPG
Desenvolvedora: Natsume


   Não diferente de HM - Back to Nature, nesta versão para PSP você deve cuidar da fazenda que um dia foi de seu avô. A diferença no objetivo do jogo é que você deve juntar 50000G ao final de dois anos, ao contrário de ter que reconstruir a fazenda do grandad.



   Além da melhora óbvia de gráfico, as coisas não são tão simples como no BtN. Enquanto nele você automaticamente começa com um cão, nesse você tem que conquistar o amor dele. Todos os dias um cão vai até sua fazenda (havendo dois tipos de cães) e você deve colocar comida pra ele. Isso durante um mês. 30 dias inteirinhos até que você possua um cão. É, dá trabalho mas é gratificante no final. Além disso, você já começa com uma semente para começar sua plantação, o que já te garante uma renda para comprar mais sementes. A área disponível para colheita é infinitamente maior na versão pra PS1, além de você poder plantar de uma vez nove quadradinhos ao invés de um no jogo mais antigo (você semeia todos ao seu redor).


Colheita em Hero of Leaf Valley. Mais ao fundo, um dos cães que você pode adotar. Aw.
   
   Em HoLV, o personagem tem uma mochila de itens (muito) maior do que em BtN, na qual você só pode carregar três itens por vez. Você pode aumentar o tamanho da mochila em ambos os jogos, de acordo com seu dinheiro. A mochila média de BtN cabe cinco itens, enquanto a pequena de HoLV cabe 10, além de você poder agrupar itens iguais em um espaço só.
   No jogo você também pode pescar (desde que compre a vara de pescar) uma variedade de peixes. Existe o Ponta, que é um...guaxinim (?) para quem você deve mostrar os peixes que conseguir pescar. Ele te dá fish prints por peixes inéditos e a cada 10 peixes distintos ele te revela um novo lugar para pescar.


O Ponta pode também te ensinar receitas, mas faça um fish print do seu peixe primeiro.
   Nesse jogo, animais não são apenas animais. São membros da família, e para fazê-los felizes você deve cuidar deles todos os dias, caso contrário eles podem ficar doentes ou parar de botar ovos, no caso de uma galinha. Seus animais adoram quando você os pega no colo, mesmo que seja apenas por alguns instantes. Se você tiver uma vaca ou um cavalo, deve comprar a escova (no mesmo lugar onde se compra todas as ferramentas, ao lado da florista) e escová-los todos os dias. Além disso, falar com eles os deixa muito felizes e dispostos a dar leites cada vez maiores (no caso das vacas, obviamente). Quando digo tamanho de leite, me refiro a leite S (small), M (medium) e L (large). Depois que você atingir o leite L, se você se esforçar muito, cuidar muito bem de sua vaca e plantar alfafa pra ela (vacas e cavalos adoram alfafa) talvez, eu disse TALVEZ ela comece a dar o tão esperado Golden Milk, que vale aproximadamente 600G (digo aproximadamente porque ainda estou no leite L '-').

Vacas realmente gostam de ser escovadas, veja o coração que elas 'falam'. 
  À medida que você consegue mais dinheiro, você pode comprar mais e mais animais e plantar mais e mais vegetais/flores. Inicialmente, seu galinheiro cabe apenas três galinhas e seu curral quatro animais (cavalos ou vacas) mas você pode aumentar o tamanho deles e até mesmo da sua casa, incluindo cozinha e banheiro, indo ao carpinteiro e pagando alguns milhares a ele. Além do dinheiro, ele cobra madeira, que você consegue trabalhando pra ele ou em dias de corrida de cavalo, onde você pode comprar sua madeira e outras coisas. 

Você pode cortar árvores, mas cuidado: isso consome muita energia. Madeira!
   Nessa versão há a Harvest Goddess, que fica em uma lagoa ao norte da cidade. Ela meio que protege os habitantes da cidade e adora quando eles jogam oferendas para ela, especialmente frutas e verduras. Mas cuidado: não ouse jogar nada se estiver chovendo ou ela pode ficar brava com você. Quando você joga algo para ela, você tem direito de fazer um pedido, variando de 'se dar bem com cães' até 'se dar bem com garotas'. E sim, como no BtN, você pode (e deve) se casar, inclusive com a Harvest Goddess! Mas não preciso nem dizer que ela provavelmente é a moça mais difícil da região (lol). 


A Harvest Goddess aparece pra você no início do jogo, te explicando o que você tem que fazer e, na minha humilde opinião, até te dá uma leve cantada nas primeiras vezes que você vai visitá-la. (LOL!)


    Bom, não diferente das outras versões, esta não tem fim, você joga até cansar. Depois que você conseguir o dinheiro necessário em dois anos (o que não é nem um pouco difícil) você pode continuar brincando de fazendinha até seu PSP pifar. Jogo divertido, porém não muito complexo ou difícil, bom pra passar o tempo.


NOTA: 8/10



2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Achei um canal do youtube q ta postando vídeo desse jogo :D
    https://www.youtube.com/channel/UCupnh3Ey7U_68sSY8yOR9lg
    esse jogo e muito bom xD

  1. Unknown disse...:

    Valew, melhor tutorial que eu achei.

Postar um comentário