A Rede Social


Título: A Rede Social (The Social Network)
Direção: David Fincher
Elenco: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer.
Columbia Pictures, 2010

   Filme baseado na história do Facebook. O fundador Mark Zuckerberg, então estudante de Harvard, após uma desilusão amorosa decide criar um site que mediria a beleza das estudantes de sua faculdade, o FaceMash. Esse site congestionaria o sistema da universidade e daria visibilidade ao jovem prodígio, que mais tarde, inventaria o Facebook.




    Depois do sucesso de seu primeiro site, o Facemash, os irmãos gêmeos Tyler e Cameron Winklevoss procuraram Mark para que eles fizessem uma parceria: os irmãos tinham uma ideia que revolucionaria a internet. Eles queriam fazer uma página de amigos, onde se postaria fotos, status e etc.. Mark aceitou a proposta mãaaaas nunca os contatou de novo, fazendo uma página sozinho, usando o algoritmo de seu amigo, o brasileiro Eduardo Saverin (o mesmo algoritmo que possibilitou a criação do Facemash). O site foi denominado Thefacebook, e era para convidados apenas. Foi um sucesso, logo todos no campus tinham uma conta. A prova disso foi quando numa palestra de Bill Gates, duas meninas disseram pra ele e Eduardo: "nos adicionem no facebook".

Eduardo, colega aleatório 1, Mark e colega aleatório 2, durante a criação/divulgação do Facemash.


   Quando Thefacebook já foi divulgado para outros campus de outras universidades, a namorada de Eduardo consegue um encontro com Sean Parker, co-fundador da Napster. Parker ajuda Mark na divulgação e na aprimoração do site, inclusive mudando o nome para apenas "Facebook". O papel do brasileiro Eduardo era mais relacionado ao maketing, ao lucro gerado pelo site, enquanto Mark só queria popularizar o site, não tinha a menor pretensão em relação a lucro. Logo se nota que Sean e Eduardo nunca se deram bem, sem motivos muito aparentes, mas Sean não considerava Eduardo parte do grupo.
   Sean sugere a Mark que mude a sede da companhia para Palo Alto, enquanto Eduardo fique em Nova Iorque procurando patrocinadores. Nesse meio tempo, os gêmeos Winklevoss, putos com o destaque e prestígio que o site de IDEIA DELES adquiriu, cogitam seriamente processar Zuckerberg, mas o 'gêmeo bonzinho' não concordava, achava que havia outros meios para se resolver isso. Pois é, não havia, lol. Logo até o irmão bonzinho se revoltou e deu-se início ao processo judicial contra Mark Zuckerberg, incluindo inclusive Eduardo Saverin, que foi ENGANADO por Mark. Ao longo do filme vocês verão que ele é um filha da puta desgraçado, mas inteligente e esperto pra porra.

Um dos gêmeos Winklevoss, aparentemente puto de raiva. Só não me pergunte qual é.

   Bom, o filme foi indicado a oito Oscars:
  •    Melhor Filme;
  •    Melhor Diretor (David Fincher);
  •    Melhor Ator (Jesse Eisenberg <3);
  •    Melhor Roteiro Adaptado;
  •    Melhor Fotografia;
  •    Melhor Montagem - Edição de Vídeo;
  •    Melhor Trilha Sonora Original;
  •    Melhor Mixagem de Som.
   Era um dos grandes competidores da noite, apesar de ter ganhado apenas Melhor Montagem, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora Original.O filme é mediano, a meu ver é um filme sobre nada  sobre o qual foi criada muita expectativa. É bom, mas não aquele OU MÁI GÓDI QUE FILME FODA QUERO VER DE NOVO. É interessante saber como foi criado a maior rede social do mundo, e mais interessante ainda é saber que foi graças ao algoritmo de um brasileiro. Não é um filme pra Oscar de Melhor Filme, nem pra ser indicado. Concordo com os Oscars que ganhou, embora eu estivesse torcendo para A Origem, lol.

Só pra ilustrar: Erica Albright, o motivo de criação do Facemash. Ele criou o site na noite em que ela terminou com ele, logo após de difamá-la em seu blog. FYI, ele deve gostar dela até hoje. Nerd is nerd.


NOTA: 6.5/10

0 comentários:

Postar um comentário