War3: Defense of the Ancients (DotA)


Nome: Defense of the Ancients
Plataforma: Mapa de Warcraft 3 TFT // PC
Gênero: AoS
Desenvolvedora: Icefrog

Um conflito épico que se arrasta por gerações. As forças das Sentinel, as grandes árvores dos Night Elves, defendem ferozmente a sagrada World Tree dos ataques da Scourge, uma união de seres das trevas, comandados pelo Lich King e seu Frozen Throne. Por onde a Scourge passa, o chão apodrece e seres vivos se transformam em restos e ossos. Você lutará pelos Sentinels e pelo futuro do mundo, ou se unirá à Scourge para condenar tudo à escuridão perpétua?

Muitos lasers, um coitado só.

Defense of the Ancients(daqui pra frente DotA) é com certeza o mapa/mod mais famoso de Warcraft 3. Todo mundo que já passou perto de uma lan house conhece o famoso 'dotinha'. DotA é um AoS, um gênero meio obscuro popularizado por um mapa de starcraft chamado Aeon of Strife. O gameplay consiste em escolher um herói dentre uma seleção de mais de 90, cada um com um estilo muito diferente de jogo, ganhar dinheiro matando monstros normais(creeps) e Heroes inimigos, comprar itens para auxiliar na matança, e destruir a World Tree/Frozen Throne dos oponentes.

O mapa de DotA consiste em duas bases, a Sentinel no canto inferior esquerdo e a Scouge no canto superior direito; três caminhos(lanes) que saem de uma base e chegam na outra; e quatro áreas 'neutras' entre as lanes, com creeps que não são afiliadas a nenhum time. Cada lane tem três Towers para cada time, estruturas que causam um dano massivo e devem ser destruídas para que as creeps prossigam. Em certos intervalos de tempo(30 em 30 segundos, se não me engano), uma leva de creeps sai da base principal para as duas facções e segue por cada lane, tentando chegar na base inimiga. Sozinho você nunca conseguirá derrubar uma Tower ou um Hero, portanto acompanhe os creeps do seu time.
Um Yurnero/Juggernaut dando os tapas finais numa World Tree inimiga.

Todos os Heroes tem 4 habilidades distintas, três normais e uma Ultimate. Heroes podem chegar ao level 25 e ganham experiência ao matar/presenciar a morte de inimigos; a cada level você pode aumentar por 1 o nível de alguma habilidade sua(habilidades Ultimate só podem ser melhoradas nos níveis 6/11/16). Alguns Items ainda tem habilidades usáveis próprias; com os itens certos, você pode chover skills em seus oponentes sem parar. Ainda nos itens, alguns itens podem ser combinados para formar outros mais fortes; leia as descrições do shop para saber o que combina com o que, e os efeitos de cada item.
Nevermore/Shadow Fiend e sua Ultimate. Tem uns 5 Heroes nessa foto aí.

Lembre-se, porém: DotA pode ser jogado offline, mas a grande graça é jogar online, em serviços como o Garena. DotA é teamplay puro, você não tem a menor chance de vencer sem ajudar seu time. E por ser online, e você tendo que lidar com brasileiros, espere ser xingado até a morte nas primeiras partidas, até pegar o jeito. Pratique com mapas com AI antes, para evitar constrangimentos maiores.
O famigerado Pudge/Butcher e seu Hook maldito. Fresh Meat!

Sobre os gráficos e sons, não tem exatamente o que dizer. Por ser um mapa de Warcraft 3, DotA não tem gráficos próprios. Os modelos e texturas são meio arcaicos, e os sons chegam a ser irritantes, mas nada que você não se acostume. Você pode baixar os mapas mais recentes aqui.

Para jogar DotA, você precisa de uma conexão LAN(lan house, Garena, Eurobattle, etc), um Warcraft 3 The Frozen Throne com o patch mais recente e o mapa mais recente.
O Hero mais complicado de todos, Kael/Invoker


DICAS:
  • De começo, escolha um Hero só e pratique com ele até jogar muito bem com ele; depois vá diversificando suas escolhas.
  • Dê preferência a Heroes fáceis de jogar(Traxex/Drow Ranger, Luna Moonfang/Moon Rider, Centaur Warchief < todos da Sentinel).
  • Evite Heroes hipercomplicados de começo(Meepo/Geomancer, Pudge/Butcher, PRINCIPALMENTE Kael/Invoker). 
  • Evite fazer cagadas: ouça seu time e seja simpático. Se algum cabeça dura quiser ir sozinho na sua lane, deixe ele, mesmo se for totalmente errado.
  • Não fique falando merda se estiver jogando bem, nem seu time aguenta isso. Do mesmo modo, evite responder quem fala merda.
  • Avise 'miss' sempre que possível(ler glossário abaixo).
  • Tente ao máximo não morrer muito. Se a coisa estiver difícil, fique na defensiva e peça ajuda.

GLOSSÁRIO
  • -ap: All Pick, um modo de jogo no qual você pode pegar Heroes de qualquer classe.
  • -ar: All Random, um modo de jogo auto-explicativo.
  • -so: Switch On, não se preocupe com isso.
  • -random: Digitado na tela de seleção de Heroes, te dá um Hero aleatório(e mais dinheiro).
  • miss: Digitado quando um Hero inimigo some do seu campo de visão, indicando que ele pode estar indo atacar alguém.
  • Top/mid/bot: As 3 lanes, de cima para baixo.
  • Gank: Ataque em grupo.
  • TP: Scroll of teleport, te leva para uma construção aliada.
  • Roshan: Um inimigo superforte que fica perto do centro do mapa, e dá um item que revive um Hero morto uma vez quando é derrotado.
  • MH: Map hack, uma ferramenta de cheater que te deixa ver os oponentes mesmo no escuro. Não use, óbviamente, é pouco esportivo.

PONTUAÇÃO:

Gráficos: 6.5
Som: 7
História: N/A
Gameplay: 9
Fator Replay: 10

NOTA: 7/10

2 comentários:

  1. Unknown disse...:

    DoTA tem dois gigantes problemas:

    1-Maphack: por mais que seja falta de esportividade e trabalho em equipe, maioria dos usuários usam por mera obrigação. Quem quer perder por causa daquele neguim da lan?

    2-Comunidade: se você for bom, ruim, lento, rápido ou até nenhum desses SEMPRE vai ter alguém para te xingar e ninguém dá a minima em largar uma partida

    anyway, gostei da maneira que resumiu o jogo. Bom trabalho :)

  1. Miojo disse...:

    league of legends eh melhor

Postar um comentário