Spyro: Year of the Dragon


Nome: Spyro: Year of the Dragon
Plataforma: PS1, PSN
Gênero: Platformer, Action
Desenvolvedora: Insomniac

Um novo perigo paira sobre as terras dos dragões. A malvada Sorceress ordena que sua leal mão-direita, Bianca, invada a terra dos dragões e roube todos os ovos de dragão. Spyro quase consegue capturá-la, mas falha, e agora cabe a ele e seu inseparável parceiro Sparx deter os Rhynocs e recuperar os ovos roubados!



Spyro: Year of the Dragon é o último capítulo da trilogia original de Spyro, e incidentalmente o último jogo excelente antes da série ir por água abaixo. Você controla Spyro, um dragão roxo que cospe fogo, dá cabeçadas e voa por pequenas distâncias, e mais à frente outros personagens, os quais eu comentarei abaixo. Você deve viajar pelos mundos dos Dragon Realms, entrando nas fases e cumprindo objetivos em troca de ovos, além de coletar as gems como sempre.

A primeira área que você vê ao começar um jogo. Nostalgia...


As fases são divididas em quatro mundos(ou Overworlds), e os portais das fases se encontram nesses mundos. As fases são populadas por diferentes raças de bichos, e você conta com a ajuda deles pra chegar até o final. Você passará por areas como Sunny Villa, que é uma fase com tema romano populada por ratos; Bamboo Terrace, uma vila japonesa populada por pandas; Seashell Shore, uma caverna embaixo d'água populada por focas azuis, e por aí vai. Após completar todas as fases de um mundo, um residente de cada fase te ajuda a chegar no veículo de transporte, e você pode enfrentar um chefe que libera a próxima área.

Perseguições em ultra-velocidade aparecem de vez em quando.
Nas fases, Spyro deve cumprir variados objetivos para conseguir os ovos de dragão. Alguns são encontrados jogados no meio do caminho, mas para outros você deve ajudar os habitantes de tal mundo; por exemplo, caçar ladrões, ajudar um panda a abrir uma porta gigante e livrar uma foca que foi aprisionada por rhynocs. As missões são muito variadas, e algumas são bizarras, incluindo um campeonato de skateboarding.

Cloud Spires, o reino das nuvens, é extremamente colorido e feliz... como todo o resto.


Além de Spyro, como evidenciado pela capa, um dos grandes trunfos do jogo são os personagens extras; em ordem de aparência, Sheila, Sgt. Byrd, Bentley e Agent 9; respectivamente um canguru, um pinguim, um yeti e um macaco. Você controla eles em fases especiais, que usam ao máximo suas habilidades. Sheila pula incrivelmente alto, Sgt. Byrd voa e é mestre em explosivos, Bentley é muito forte e Agent 9 porta uma pistola laser. Além disso tudo, você ainda pode controlar o Sparx em algumas fases especiais, nas quais ele assume a forma de um shooter com visão de cima, bem legal. O esquema de controle deles é bem diferente, e as fases tem um 'feeling' bem diferente das do Spyro, mas essa área não é completamente sem defeitos também. Controlar a Sheila é desnecessariamente dificil, já que ela fica pulando o tempo todo, e Bentley é meio sem graça em comparação com os outros.

Sheila, estragando o que seria um jogo perfeito.

Os gráficos tem aquele mesmo estilo infantil de sempre, com personagens e cenários bem coloridos, criativos e vibrantes. As fases são expansivas e cheias de lugares para procurar e mini-segredos para descobrir, e os desafios são diferentes o suficiente para te manter intrigado do começo ao fim. A trilha sonora é simplesmente espetacular, com toques harmoniosos e tranquilos que combinam perfeitamente com as fases. Os efeitos sonoros são impecáveis, incluindo as vozes dos personagens, e a OST de Seashell Shore ainda é, na minha opinião, a melhor música de fase já concebida. Sim, é tão bom assim.



Spyro oferece material tanto para jogadores casuais e/ou infantis quanto para completionistas ferrenhos, com milhares de gems e 120 dragon eggs para coletar. A dificuldade se mantém baixa durante todo o jogo, mas algumas missões te darão um belo trabalho se quiser fazer 100%. Entre de cabeça no mundo de Spyro 3, por minha conta; é um dos melhores platformers já criados.


PONTUAÇÃO:

Gráficos: 8.5
Som: 10
História: 7
Gameplay: 9
Fator Replay: 8


NOTA: 9.5/10 - ESCOLHA DO EDITOR

0 comentários:

Postar um comentário