RayStorm


Nome: RayStorm
Plataforma: Playstation 1
Gênero: Shooter
Desenvolvedora: Spaz/Taito Corporation

Estamos em um futuro aonde a tecnologia impera. Um grupo de colônias rebeldes conhecida como Federação Secilia quer destruir a Terra a todo custo. A única esperança da Terra reside nos pilotos das naves R-Gray, que devem impedir o exército da Federação. Assim começa uma grande batalha na qual a Terra confia em apenas uma esperança pequena, mas que pode se transformar em algo grande e acabar com a Federação!



Primeira tela do jogo.

RayStorm faz parte de uma série de três jogos, e os outros dois são RayForce e RayCrisis, só que ele não possui nenhuma relação com eles, apesar da mecânica do jogo e os gráficos serem similares. Falando em gráficos, o jogo é em 2D, com algumas partes 3D, e o detalhamento do cenário e dos inimigos é muito bem feito, o único problema é que às vezes não dá para ver os tiros, pois eles se camuflam com o cenário ou com os vestígios de destruição deixados pelo inimigo e assim o jogador morre e nem sabe de qual direção veio o bendito tiro.

O boss decolando, corre não!

O jogador pode escolher entre duas naves, R-Gray 1 e R-Gray 2, a primeira possui um tiro mais amplo e o máximo de oito lasers. A segunda solta um laser, mas com um range pequeno, mas pode soltar dezesseis trovões e os dois possuem o mesmo ataque especial, no qual eles soltam vários tiros que explodem em bolas azuis. O jogador pode escolher dois modos: Manual e Auto. No Manual o jogador vai ter um botão para atirar com a arma principal, um para soltar os lasers/trovões quando os inimigos estiverem na mira e outro para o especial enquanto no Auto, em um botão já fica a arma principal e os lasers/trovões, que já atingem o inimigo quando a mira identifica eles, facilitando a vida do jogador e o outro botão é o do ataque especial.

Primeiro boss do jogo no Extra Mode.

O jogo possui oito fases e é dividido em três modos para só um jogador. Durante as fases, aparecem inimigos de outra cor, que ao serem derrotados deixam power-ups para trás que podem aumentar a força da arma principal ou o número de lasers/trovões da nave sendo o máximo 8/16. O modo arcade, que mantém os mesmos gráficos e dificuldade do fliperama, o modo extra que melhora os gráficos, muda as fases, adicionando novos inimigos, chefões estão com movimentos e cores diferentes, além de possuir um final diferente para o jogo. E o último modo, 13 players, só pode ser desbloqueado ao terminar os dois modos e nesse modo o jogador deve terminar o jogo com apenas treze vidas, mas com naves diferentes, tendo o R-Gray 1 e 2 no modo auto ou manual e o R-Gray 0, que é um prototipo para as duas naves. E é claro, o jogo possui seu modo multiplayer, aonde o primeiro jogador fica com a nave vermelha e o segundo com a azul e eles devem passar pelas oito fases e terminar o jogo, o mesmo objetivo de como se estivesse jogando de um.

Dois jogadores batalhando contra o inimigo!

As músicas são bem legais, tendo toques bem variados, e ainda adicionando os efeitos dos cenários, com o narrador falando a data e o local que aparece no começo da fase, os inimigos aparecendo e sendo destruidos, soltando os lasers/trovões, as falas dos inimigos ao fundo, é extremamente marcante.





Raystorm é um ótimo shoot'em'up do Playstation 1. Possui uma história simples e clichê, mas compensa com ótimos gráficos, um boa jogabilidade, uma dificuldade que fica por conta do jogador, se ele quiser deixar mais fácil ou difícil, só ir nas configurações, além de ter músicas e chefes marcantes. É um ótimo desafio para que curte jogos assim, além de ter a opção de jogar com os amigos, o que torna as coisas muito mais divertidas! Recomendo!


PONTUAÇÃO:

Gráficos:8
Som:9
História:7
Gameplay:8
Fator Replay: 9

 Nota: 8.5/10

0 comentários:

Postar um comentário