Blue Dragon


Nome: Blue Dragon
Plataforma: Xbox 360
Gênero: RPG
Desenvolvedora: Mistwalker

Quando as ameaçadoras nuvens roxas pairam sobre a vila de Talta, monstros malignos invadem a cidade e arrasam com tudo, e isso se repete todos os anos. Quando três jovens decidem contra-atacar, eles são arrastados para uma fortaleza flutuante misteriosa, e acabam adquirindo poderes sobrenaturais conhecidos como Shadows, que transformam as sombras deles em criaturas poderosas. O trio, junto com aliados encontrados pelo caminho, deve usar o poder das Sombras para combater o reino de terror do maléfico Nene.

Este jogo contém uma página de Dicas e Truques.


O time de heróis encontra... alguma coisa.

Blue Dragon é um JRPG classicão em turnos, da desenvolvedora Mistwalker. Já ouviu falar deles? Não? Pois devia, a Mistwalker é a nova empresa de Hironobu Sakaguchi, o pai da série Final Fantasy. Agora ficou mais interessante, não? Pois bem. Em Blue Dragon, seu time é composto por Shu, um menino cabeça-dura e infantil; Jiro, o suposto 'cérebro' do time, frio e calculista, mas que vive fazendo cagadas; Kluke, a menina orfã bonitinha; e mais tarde Marumaro, um menino da tribo Devee que fala mais do que devia, e Zola, uma cavaleira do exército de Jibral, que tem muito a esconder. Cada um tem sua própria Shadow, que é quem realmente luta nas batalhas. Você pode mudar a classe de sua Shadow para até 9 escolhas diferentes, e equipar habilidades aprendidas em uma classe em outra classe, customizando seu time.

O esquema de combate é super clássico.

O jogo não conta com combates aleatórios, com monstros aparecendo no world map e a escolha sobre quem e quando enfrentar ficando pra você. Isso torna o jogo bem menos repetitivo; você só luta com inimigos que dão muita experiência, se quiser. Por falar em experiência, você ainda ganha AP após as batalhas, e esse AP serve para evoluir as shadows. O jogo conta com 9 classes de shadow diferentes, como Black Mage e Monk, e cada classe vai até o level 99, assim como os seus personagens normais; espere quilos e quilos de level-grinding se quiser chegar lá... e tem achievements sobre isso.

Você viajará pelo mundo relativamente grande e definitivamente colorido o tempo todo. Os cenários tem um quê de desenho animado, com texturas arredondadas e cores fortes, e os personagens, principalmente nas cutscenes em CG, são muito legais e 'realistas', dentro do contexto do jogo. Por falar nisso, o personagem principal Shu te lembra alguém? Goku? Pois é, outra surpresinha: o designer gráfico desse jogo é o aclamado Akira Toriyama, da série Dragon Ball. Os monstros também são muito criativos e bizarros, por sinal. Em um lugar, você lutará com pinturas na parede, em outro contra monstros em formato de cocô, com tamanhos e cores variados. Sim, você leu isso direito. Por falar em monstros, se você lutar contra dois inimigos rivais ao mesmo tempo(como fire e ice wolves, ou monstros-planta e gafanhotos), eles começam uma Monster Fight, lutando entre si até que um dos grupos seja completamente erradicado.

O grupo se prepara pra uma Boss Battle.

A história do jogo não é tão impactante quanto se esperaria de um jogo do mestre Hironobu, mas ainda assim é bem legal. As raças apresentadas no jogo, como os Devee e os Sheep Tribe são bem desenvolvidas, cada um com suas peculiaridades, e os personagens em geral evocam as emoções necessárias; você consegue se simpatizar com o time principal, e Nene e seus comparsas te darão toda a raiva necessária pra se fazer um bom vilão. O jogo ainda conta com algumas cenas bem fortes e dramáticas, e em momento algum a progressão do jogo fica lenta ou decepcionante, com cidades bem variadas e dungeons divertidíssimas.

A trilha sonora também é excelente e marcante, assim como os efeitos sonoros. A música de batalha é empolgante ao extremo, a victory fanfare parece bastante a do Final Fantasy mesmo, as músicas são relaxantes e energéticas quando necessário... e a música de Boss, chamada Eternity, é a coisa mais WTF que eu já ouvi na vida. Hm, por falar nisso, o compositor sonoro desse jogo não é ninguém menos que Nobuo Uematsu, o grão-mestre que compôs boa parte das soundtracks de Final Fantasy.

Mas Blue Dragon não é só um mar de rosas. O jogo é bem fácil, e com o modo de compartilhar skills de shadow, todos os personagens acabam muito parecidos no final do jogo. A lista de achievements também é um porre, tendo que coletar absolutamente tudo no jogo e upar geral pro 99, o que vai consumir umas boas dezenas de horas do seu tempo, mesmo fazendo do jeito rápido. A música de boss battle também é legal, mas ela repete tanto que uma hora fica enjoativo.

Monstro de Cocô. Eu disse.

Momento final: vale a pena comprar esse jogo? Se você prestou atenção nos nomes que eu citei e ligou os fatos, percebeu:

DREAM TEAM.

Sim, Blue Dragon foi concebido pelos mesmos criadores de Chrono Trigger e, apesar de não ser tão grandioso quanto o velho CT, BD vale muito a compra, ainda mais por ser encontrado tão barato quanto Deadly Premonition e com manual completamente em português. Recomendado ao máximo.

Interior do box. Foi setentão, novo e lacrado. Win!


PONTUAÇÃO:

Gráficos: 8
Som: 8
História: 7.5
Gameplay: 9
Fator Replay: 7


NOTA: 8.5/10

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