Prototype


Nome: Prototype
Plataforma: PC, Xbox 360, PS3
Gênero: Action, Sandbox
Desenvolvedora: Radical Entertainment//Activision
Versão Jogada: Xbox 360

Após ser fuzilado em uma estação de metrô, Alex Mercer acorda com amnésia total em uma maca de autópsia e se vê fugindo de agentes do governo, enquanto seu corpo desenvolve poderes abomináveis. Enquanto isso, um virus chamado Blacklight se espalha por Manhattan, transformando residentes normais em zumbis de tipos variados e tomando conta da ilha.

Esse jogo contém uma página de Dicas e Truques.



O gore desse jogo é pesado, aproxime com cautela.

Prototype é um jogo de ação em campo aberto, no qual você controla Alex Mercer, um cientista que, devido ao virus Blacklight, pode transformar seu próprio corpo em uma variedade de armas letais. Alex tem à disposição várias mutações adequadas a estilos diferentes de batalha: uma lâmina que causa um dano enorme, punhos gigantes que destroem tudo com ataques em àrea, um chicote útil para atacar inimigos distantes, entre outros. Alex ainda pode cobrir seu corpo com escamas protetoras ou escudos e absorver civis completamente, recuperando HP e podendo subsequentemente se transformar neles como disfarce. Você pode comprar novas habilidades e golpes com EVO points, ganhos em quase todas as ações.

As missões seguem um padrão linear, mas podem ser acessadas em pontos específicos, como em GTA. Enquanto fora de missões, você pode andar livremente pela ilha de Manhattan, cumprindo sidequests(que são apenas time attacks ou desafios de matar certo número de inimigos) e coletando 180 Landmark orbs e 50 Hint orbs espalhados pela cidade, além de procurar por inimigos especiais que liberam pequenas cutscenes quando absorvidos. A variedade de desafios fora das missões principais é grande, mas você se verá fazendo coisas repetitivas bem frequentemente.

Alex dizimando uma leva de soldados com a mutação Blade.

As missões principais também não são lá muito variadas. Você se verá infiltrando bases militares disfarçado, defendendo ou destruindo prédios e fugindo de grupos de ataque do governo. Os inimigos humanos não tem muita variedade no decorrer do jogo, com o aparecimento de helicópteros, lança-mísseis e tanques mais pra frente; já o exército de Infectados muda constantemente, com a adição de Hunters(tipo um macaco pelado gigante), zumbis tipo Left 4 Dead, entre outros. Os chefes desse jogo são poucos, mas espere batalhas longas e difíceis, e um pouquinho frustrantes.

A história do jogo é legal, apesar dos clichês. Alex Mercer tem uma personalidade 'acreditável', sem heroismo barato nem complexo de Deus(pelo menos no começo do jogo, claro), e as pessoas com as quais ele contracena, incluindo sua irmã Dana Mercer, são igualmente bem desenvolvidas e acreditáveis. A ilha de Manhattan muda no decorrer do jogo, com várias áreas da cidade sendo tomadas por uma massa cancerosa avermelhada, e zumbis se propagam em todas as direções. A história é lotada de plot twists, como já era de se esperar, mas só alguns tem impacto no jogador; o resto, quando não é 'meh' puro, te dá até raiva. A história é legal, repito, mas no fim das contas tem mais aspecto 'filler' do que realmente ser a base do jogo.

O corpo de Alex sofre constantes mutações no decorrer do gameplay.

O melhor aspecto do jogo, de longe, é a liberdade. À medida que Alex evolui, ele vai se tornando um super-homem, capaz de correr verticalmente, flutuar no ar e causar destruição imensa em poucos segundos, mas não se engane: o jogo fica extremamente dificil perto do final. Andar na cidade perde um pouco a graça quando em cada esquina você é perseguido novamente por inimigos, mas não é nada que estrague o jogo, pelo contrário.

Os gráficos são classe A, sendo alguns dos melhores do console até a época em que foi lançado. Os efeitos de luz, texturas dos personagens e prédios e lip-synching são excelentes. Já a trilha sonora não foi nada demais, mas cumpriu bem seu papel, sem nenhum som irritante ou música repetitiva.

Um dos poderes da mutação Claw. Note os gráficos lindões.

Com uma história divertida mas vazia, gameplay satisfatório, gráficos excelentes e toneladas de collectibles espalhados pela cidade, Prototype te dará bastante diversão numa primeira ida, mas o jogo provavelmente não te animará o suficiente para uma segunda playthrough. Recomendado, mas não espere muito.


PONTUAÇÃO:

Gráficos: 9
Som: 7
História: 7
Gameplay: 9
Fator Replay: 8


NOTA: 7/10

0 comentários:

Postar um comentário