Xenogears


Nome: Xenogears
Plataforma: Playstation, PSN
Gênero:  RPG
Desenvolvedora: Squaresoft

"I am Alpha and Omega...
The beginning and the end...
The first and the last...
"

Surge uma cena de anime, com uma nave no espaço, em estado de alerta, sendo atacada por uma estranha criatura que aparentemente dominou todo o sistema da nave. O capitão não vê outra escolha e para deter essa ameaça decide explodir a nave. Após esses acontecimentos, somos levados à vila de Lahan, aonde nosso protagonista Fei está pintando um quadro. Ele decide passear e acaba sendo encarregado de pegar algumas coisas na casa do doutor Citan. Ele vai até lá e fica até a noite, e aí que a vila acaba sendo atacada por Gears, robôs gigantes com grande poder de destruição. Fei e Citan vão para a vila e veêm todos correndo de medo. Fei encontra um gear sem piloto e é atraído por ele, acaba entrando nele e quando vê seu melhor amigo sendo morto, ele entra em uma fúria e acaba matando todos em volta. Fei acaba sendo banido da vila, mas durante a sua trajetória, ele vai acabar tendo muitas dúvidas quanto à sua origem e assim começa uma DAS HISTÓRIAS MAIS ÉPICAS DOS RPGS.



ÉPICO, MANO, ÉPICO!
Os gráficos realmente lembram uma pintura, pintada em aquarela, são extremamente bem feitos, e o jogador tem a possibilidade de virar o cenário em 360º possibilitando um maior apreciamento dos locais, além dos designs do Gears que são extremamente bonitos. Para se locomover nos cenários, Fei pode andar, correr e pular ( esse é raro em RPGs) tendo que atravessar dungeons, encontrar baús ficar andando pelas cidades. Um ponto fraco que pode ser aborrecedor para algumas pessoas é que o jogo possui muita história, até os NPCs falam demais, mas o texto aparece muito devagar e a pessoa fica apertando X, X, X para ver se o texto passa logo ( e não passa).

Fei conversando com o povo da vila.
O sistema de batalha é bem original e é dividido em duas partes: batalhas normais com os personagens e batalhas com eles pilotando os Gears. Nas batalhas normais, o jogador tem a opção de atacar, usar magias que cada personagem possui, se defender, usar uma sequência de combos ou correr. Ao escolher a opção de atacar, o jogador tem a opção de montar um combo, usando o X, quadrado e triângulo, tendo uma limitação de AP ( Action Points) à serem usados: Por exemplo, X vale três AP, quadrado vale dois e triângulo um. Se existe um limite de três pontos, ele poderá utilizar apenas um ataque com X, ou combinar quadrado com triângulo ou utilizar três triângulos seguidos, mas ao evoluir, o limite vai aumentando. Após algumas batalhas, o jogador libera alguns Deathblows que são combos que dão dano mais alto, tendo uma sequência específica de botões para poder ser utilizado.

Tem até o Blanka nesse jogo, mano.

As magias utilizadas pelos personagens gastam EP ( Ether Points) e variam de nome e , Fei usa Chi, Elly usa Ether e assim vai, e elas são extremamente diferentes, as magias do Fei focam mais em melhorar seus stats ou soltar um "kamehame-ha" ou a Elly que lembra uma maga utilizando magias elementais. O personagem também possui uma barra de AP que vai se acumulando se sobrar algum AP que não foi usado no ataque, assim, quando encher a barra até certo ponto, o jogador pode utilizar uma sequência de combos para acabar com o oponente ( nem tanto, mas o dano é devastador).

Fei detonando um inimigo.
Agora a segunda parte, batalha com Gears. Esse é bem diferente do normal, o que se mantém é a possibilidade de usar os botões para realizar ataques, mas aqui não se gasta pontos e fim combustível( Fuel), e é extremamente importante saber economizar. A cada ataque realizado, o Gear ganha um nível para poder utilizar algum Deathblow e assim dar mais dano. Ele também pode utilizar as magias dos personagens, mais algumas são extremamente inutéis. Diferente do personagem, que aumenta de nível para ficar mais forte, tem que se comprar partes para o Gear para ele ser melhorado, como aumentar o HP, dar mais ataque e defesa, aumentar o fuel, etc.

Fei usando seu Gear, Weltall.
A trilha sonora foi composta por Yasunori Mitsuda, lembra desse nome? ( provavelmente não), é o mesmo compositor que ajudou a fazer a trilha sonora de Chrono Trigger, então só pode sair coisa boa correto?



Considero Xenogears como um dos melhores jogos de RPGs de toda a história, tendo uma das histórias mais épicas, claro se você prestar atenção, diferente de um certo integrante do Geekteam que não entendeu nada, além de ter um sistema de batalha totalmente inovador, e uma ótima trilha sonora. Recomendo fortemente!

PONTUAÇÃO:

Gráficos:10
Som:10
História:10
Gameplay:10
Fator Replay: 9

 Nota: 10/10

0 comentários:

Postar um comentário