Advance Wars


Nome: Advance Wars
Plataforma: GBA
Gênero: Strategy
Desenvolvedora: Nintendo

Estamos no mundo onde existem quatro nações: Orange Star, Blue Moon, Green Earth e Yellow Comet. A nação Orange Star, a qual você pertence, está em guerra com a Blue Moon, mas já perdeu muito território contra ele. Você, como o novo comandante, deve se juntar aos COs (Commanding Officers) Andy, Max e Sami e recuperar os territórios que foram perdidos. Mas antes disso você terá que passar por um excruciante tutorial que não pode ser pulado. É chato, para os mais experientes, mas necessário para os principiantes.



Go go go!

Um ótimo jogo de estratégia pela Nintendo, o jogo que faz parte da série conhecida como Nintendo Wars, mas não é nenhuma sequência direta, sendo bem diferente de seus antecessores. O jogador deve guiar suas unidades para poder passar as missões que dependendo da estratégia podem ser fáceis, médias ou difíceis. O jogador tem apenas dois objetivos: Capturar a base inimiga ou eliminar todos as unidades inimigas. A segunda é mais favorável, já que chegar na HQ inimiga é difícil, pois ela é bastante protegida por unidades fortes ou outras que só servem para encher o saco. Ao final de cada missão o jogador é recompesado com moedas que ele pode usar na loja do Hachi para comprar mapas ou COs, que são desbloqueados conforme se avança no jogo.

Loja do Hachi, compre tudo aqui!

Antes de falar de jogabilidade, vamos aos gráficos, que são muito bonitos para a plataforma do GBA, mas apesar de ser um jogo de guerra, ele é bem alegre, usando tons fortes em tudo quanto é lugar. Os mapas do jogo são bem desenhados, mas o inimigo sempre possui a maioria das vantagens em relação ao mapa, mas sempre existe um ponto cego nele, que pode ser crucial para detonar o inimigo, mas explicarei sobre isso mais adiante, e o jogo possui MUITOS mapas, se forem contar os outros modos. É, tem bastante coisa para explicar. Oook, let's go.

Menu contendo os modos do jogo.

Os modos de jogo: Campaign, o modo principal do jogo, aonde a história é desenvolvida, separada por missões, War Room aonde o jogador pode selecionar um mapa e um CO para jogar, nem todos estão disponíveis de início (mapa e COs) e eles precisam ser comprados do Hachi. Um modo multiplayer, aonde você pode jogar contra um amigo, eu nunca testei, mas deve ser uma batalha interminável, eu até imaginaria um embate entre mim e o ffao, não terminaria nunca. Um modo em que pode-se fazer mapas do seu gosto, geralmente usado para fazer um mapa totalmente nonsense para sair destruindo tudo ou o inimigo não te alcançar. E o modo tutorial, que é um saco para quem já passou por ele uma vez, mas essencial para inexperientes que precisam aprender sobre terrenos e unidades.

Go, Infantry, go!

Certo, terrenos e unidades, se você souber usá-los adequadamente, é vitória na certa. Primeiro as unidades, falarei uma por uma, para todos ficarem cientes de suas vantagens e desvantanges. Antes de falar, durante uma batalha, cada unidade possui 10 de HP, durante a animação ( que pode ser desligada se começar a encher o saco), vão aparecer cinco unidades, cada uma tendo 2 de HP, se o HP acabar totalmente, a unidade perde ou seja, explode. Manter o número da unidade alta é essencial, pois uma unidade infantry com 4 não vai "lutar" de igual pra igual com uma unidade com 9. E elas possuem também munição e combustível ou seja, sem munição, sem ataque, sem combustível, sem movimentação.


Sim, a unidade Infantry, a primeira a ser mostrada no tutorial, ela é útil, pois ela captura bases (que fornecem dinheiro),fábricas (que produzem mais unidades à custo de dinheiro, pode ser uma fábrica para produzir unidades terrestres, um aeroporto para as áereas ou um porto para  as navais) e capturar a base HQ. E enfrentar infantrys inimigas, só. Só isso para ela. Depois disso vem a unidade Mech, que são soldados com canhões! Úteis para capturar bases, assim como as Infantrys e batem de frente com um tank, conseguindo reduzir seu número, é boa para segurar o inimigo.

A unidades APC é especialmente boa quando se quer uma boa movimentação, elas podem levar uma unidade infantry ou mech dentro dela e transportá-las, e ela abastece as unidades com munição e combustivel. A unidade Anti-Air, como o nome diz, é especialista em derrubar unidades aéreas e pode bater de frente com unidades terrestres mais fracas. O Recon só serve para uma coisa, ter uma visão muito grande, e é apenas útil numa Fog of War (Neblina da Guerra), explicarei esse conceito mais adiante.

Uma batalha entre Infantrys.

Depois dela vêm as mais poderosas, primeiro os tanks, que são ótimos para derrotar unidades pequenas e segurar o inimigo, mas a "evolução" dela, MdTank, não tem pra nínguem, podendo derrotar inimigos com um tiro ou deixá-los com pouco HP, é uma das melhores unidades do jogo, digo, a melhor. Além dessas unidades terrestres de ataque direto (tirando o APC), existem as navais que incluem o Submarino, que pode entrar dentro d'água para se esconder do inimigo e atacá-lo, o Cruiser, especialista em destruir submarinos e unidades áereas e o lander, que é o transporta naval, mas não reabastece as unidades. Já as unidades aéreas são ótimas, incluindo o B Copter, ótimo para atacar unidades terrestres, com exceção dos Anti-Airs e bater de frente com outros B Copters. O T Copter que serve também para transporte. Os Bombers que tacam bomba em tudo que estiver no chão, são extremamente poderosos e utéis, a segunda melhor unidade e os Fighters que só servem para derrotar os Bombers. Bem, essas são todas as unidades de ataque direto.

As unidades de ataque indireto são: A Artillery, que possui um range médio, e um bom ataque, Rockets, que possue um range maior que a Artillery e possui mais ataque, Missiles que servem para derrubar as unidades aéreas, com um dano de mais de 100%, com o HP cheio e o BattleShip, que possui um range enorme e um ataque alto. São poucas as unidades de ataque indireto, mas são extremamente úteis para se alcançar a vitória. Agora falando sobre os terrenos, dependendo do terreno em que a unidade estiver, ela vai possuir mais defesa, por exemplo, uma infantry em cima de uma montanha vai tomar menos dano enfrentando uma infantry que está em um terreno normal, e assim varia, tendo as cidades a maior defesa do jogo.

Um mapa limpo e pronto para ser preenchido.

E a Fog of War, uma condição que pode ser boa ou ruim, dependendo de como for usada. O mapa fica totalmente coberto por uma neblina ocultando todas as unidades inimigas e deixando as bases com uma cor cinza, aí não dá para saber se já é dominada pelo inimigo ou não. Para poder enxergar através disso, deve-se usar as unidades, mas elas possuem diferentes tipos de visão, por exemplo, o Recon mencionado anteriormente, possui uma grande visão e se uma infantry ou mech for para cima de uma montanha terá uma visão melhor da área. E as florestas só podem ser enxergadas se uma unidade parar do lado dela. Mas o inimigo está na mesma situação que você, tendo que usar as mesmas estratégias para poder enxergar, então deve-se fazer bom uso da Fog of War.

E para encerrar sobre a jogabilidade, cada CO é bom em alguma coisa, por exemplo Andy já é mais balanceado no uso das unidades, mas as unidades de ataque direito do Max possuem mais poder de fogo, assim como as unidades de ataque indireto do CO inimigo Grit possuem um range muito maior. E cada CO possui uma habilidade especial, que vai sendo carregada conforme você ou o inimigo toma dano. As habilidades podem virar completamente o jogo, por exemplo, a habilidade do CO Andy é reparar todas as unidades, adicionando 2 HP e melhorar um pouco o ataque e a defesa. Max, por ser focado em ataques direitos, aumenta o ataque de suas unidades, conseguindo derrotar o inimigo com um tiro de MdTank. Deve-se fazer bom uso dessas habilidades.

Uma Fog of War, repare nos quadrados cinzas.

A trilha sonora do jogo não é tão variada, o jogador apenas irá ouvir os temas especificos de cada CO, o que é bem limitado, já que o jogo possui apenas uns 10 COs. Mas de tanto ouvir elas, acaba ficando na mente, destaco o tema de faroeste do Grit e o tema do Eagle. O tema é igual em todos os jogos com esses personagens, por isso no Dual Strike não é diferente, para não haver confusão.




Finalizando, Advance Wars é um ótimo jogo de estratégia, possuindo vários modos a serem escolhidos, uma campaign curta que infelizmente pode ser feita em dois dias, mas existe um modo hard dela, chamado Advance Campaign com inimigos mais fortes, que pode ser um grande desafio, personagens únicos e carismáticos, várias estratégias a serem feitas, utilizando o máximo das vantagens do mapa e da habilidade do CO. Uma pena que não dá para pular o irritante tutorial. Recomendo!


PONTUAÇÃO:

Gráficos:9
Som:8
História:8
Gameplay:10
Fator Replay:10
Dificuldade:9
Explosões: 100

 Nota: 9.2/10

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