A Origem



Título: A Origem (Inception)
Diretor: Christopher Nolan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard, Ellen Page.

   Dom Cobb é, digamos, um invasor de mentes. Ele e seu parceiro Arthur fazem parte de uma organização ilegal que invade os sonhos das pessoas para coletar informações preciosas. Sr. Saito, o último a ser invadido por Cobb, o aborda, pedindo que ele faça a 'inception', a inserção de uma ideia na mente de um futuro herdeiro de uma grande empresa. Essa ideia mudaria tudo que aconteceria em relação a essa empresa, e também a Cobb.

 
   Fazer uma inception em alguém não é lá algo muito fácil, logo Cobb relutou em aceitar. Apenas concordou com os termos de Saito quando ele disse que poderia fazer com que ele entrasse novamente nos Estados Unidos (ele havia fugido de lá desde que fora acusado de assassinar sua falecida mulher, Mal e não vê seus dois filhos desde então).
   Para realizar tal proeza, Cobb teve que designar uma equipe no mínimo foda: Eames, um falsário de identificação; Yusuf, um químico que prepara um sedativo poderoso para que eles não acordem facilmente durante as três camadas de sono com seus ‘chutes’ e Ariadne, uma jovem arquiteta indicada por seu pai, que é professor, para projetar os labirintos e paisagens dos sonhos.

O arquiteto de um sonho pode fazer o que ele bem entender com o cenário do mesmo. Sério.

   Se você não viu o filme e está se perguntando: MAS O QUE DIABOS É UM SONO COM TRÊS CAMADAS, acalme-se. Existe uma coisa que se chama ‘dream within a dream’, que nada mais é que um sonho dentro de outro sonho. Para realizar a infiltração da idéia na mente do herdeiro empresário, foram necessários três sonhos, um dentro do outro, dentro do outro. Não preciso nem falar o quanto isso foi difícil.
   Outro esclarecimento: chutes. Chute é o que o invasor usa para, literalmente, acordar do sonho. Existe um limite de tempo em que ele fica em cada sonho, mas caso ele precise sair do mesmo por algum motivo urgente, existe o chute, que o acorda imediatamente. Por isso foi preciso um sedativo muito forte para o processo de inception, caso contrário qualquer barulhinho ou colisão mínima acordaria Cobb e sua equipe.

A banheira ao fundo foi usada como chute para acordar Cobb.
   Cobb é muito competente e foda em seu trabalho e blá blá, mas sempre que entra na mente de alguém, vê sua falecida mulher, Mal. Isso o desconcentra e muito frequentemente o faz perder a noção do que é sonho e o que é realidade. Por isso ele não pode arquitetar os sonhos mais, Mal apareceria em todos os lugares, os impedindo de realizar o processo.

Sr. Saito e Mal, na operação anterior à inception. Mal, como sempre, dá um jeitinho de aparecer em todos os sonhos de Cobb.

   Cada invasor tem um totem, um item que o permite distinguir o sonho de realidade. O de Cobb é um pião, e para saber se está dentro de um sonho ele o gira. Se ele continuar girando, ele está em um sonho. Se parar, é a realidade. Esse objeto é de extrema importância para a sanidade mental do invasor.

Pião girando, ele está dentro de um sonho. Bem fácil, não?
   Enfim, o filme se baseia na implantação de uma ideia totalmente nova na mente de um indivíduo, o que muda totalmente o curso de sua vida e de todos a seu redor. Agora, para saber se a operação foi bem sucedida ou não, assista ao filme, não sou spoiler.
   Tecnicamente falando, efeitos especiais impecáveis, elenco fantástico (Leonardo DiCaprio, hihi) e diretor absurdamente foda (Cris Nolan). Concorreu a oito Oscars:
  • Melhor Filme;
  • Melhor Roteiro Original;
  • Melhor Direção de Arte; 
  • Melhor Fotografia;
  • Melhor Trilha Sonora Original; 
  • Melhor Edição de Som;
  • Melhor Mixagem de Som;
  • Melhores Efeitos Visuais
Ganhou quatro: Melhor Roteiro Original, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Fotografia.
   Uma curiosidade sobre o filme é que, apesar de ter ganhado o Oscar de Melhor Roteiro Original, a história não é tão original assim. Em 2002, um personagem bem conhecido nosso teve essa ideia de inception. Que personagem? Tio Patinhas. É, não estou brincando. Ele foi o precessor de toda essa história fantástica. Em uma certa edição de HQ há absurdamente todos os detalhes existentes no filme, o personagem tem dificuldade em distinguir sonho de realidade, tem um sonho dentro de outro sonho e até o chamado chute existe. Se não acredita em mim, confira o artigo de http://www.cracked.com/article_19021_5-amazing-things-invented-by-donald-duck-seriously.html. É sério, minha gente.
   A propósito, filme incrivelmente bom, recomendo a todos. Chega a ser um pouco confuso, mas nada impossível. Se não gostar do filme, há 99,99% de chance de você não ter entendido a história.

NOTA: 9/10
OBS: Só não ganhou 10 porque a história é do Tio Patinhas.

1 comentários:

  1. Monkeybox disse...:

    Merecia um 10, justamente por ser do Tio Patinhas. Meh =|

Postar um comentário