TrapT

Nome: TrapT
Plataforma: PS2
Gênero: Puzzle, Action
Desenvolvedora: Tecmo

Após a morte da rainha, a princesa Allura ficou sozinha no mundo, já que seu pai, o rei Olaf, se casou com uma tirana chamada Catalina. Quando o rei é assassinado em circumstâncias misteriosas, Catalina acusa Allura de ter matado o rei, possuída pelo demônio, e a princesa se vê obrigada a fugir para uma mansão abandonada, junto com sua assistente Rachel. Ela só não contava com o fato de estar realmente possuída por um ser chamado Fiend.



Allura vai ter que correr bastante se não quiser virar bolsa.

TrapT é o quarto capítulo da obscura série Deception, da Tecmo, cuja glória do capítulo 3 eu detalhei aqui. Você controla a princesa Allura, que tem como método de sobrevivência apenas suas armadilhas e suas pernas, e deve sobreviver frente às legiões de caçadores de recompensa que invadem o castelo, querendo o prêmio que paira sobre sua cabeça.

Allura conta com três tipos de armadilha para despachar os inimigos: Ceiling(teto), que envolve pêndulos laminados, bolas de aço gigantescas e vasos que caem sobre a cabeça dos oponentes, obscurecendo sua visão; Wall(parede), que contém paredes móveis, lançadores de flecha e imãs, entre outros; e Floor(chão), que engloba pequenas bombas, armadilhas de urso e catapultas. Allura só pode contar com a própria inteligência para fazer os inimigos caírem nas armadilhas - você frequentemente vai se jogar no caminho do perigo só para atrair um desavisado para a morte certa. Você ainda pode arquitetar vários tipos de combos, tanto com as suas próprias armadilhas quanto com objetos do cenário: prender um inimigo pela perna com uma Bear Trap, acertá-lo com uma sequência de flechas da Triple Arrow e mandar ele voando para longe, de preferência sobre algo pontudo, com um Pendullum, é um exemplo. Criar seus próprios métodos de tortura é muito satisfatório.

Allura botando o mago de gelo Blizzardo para dar um rolê com Spring Floor.

Infelizmente, o método de criação de Traps caiu de qualidade desde o Deception 3. Ao invés de fazer uma mistureba com Traps e Emblems, agora você só pode comprar armadilhas prontas e predeterminadas, que abrem armadilhas similares ao serem compradas - um Smash Floor pode abrir um Smash Wall, por exemplo. Além disso, você ainda pode comprar chaves que abrem partes novas do castelo, mas elas dificilmente são essenciais. O dinheiro(ou 'Warl') é adquirido cada vez que você acerta alguém com uma trap; combos maiores dão mais dinheiro. Você ainda tem uma segunda pontuação, chamada Ark, que aumenta com os combos - mas ela é puramente visual, apenas interferindo na abertura de alguns segredos pós-fim-do-jogo.

Pelo seu caminho, passarão vários tipos de soldados inimigos: soldados mesmo, com espadas; brutamontes com martelos enormes; magos de todos os tipos - fogo, gelo, cura, etc; ladrões ágeis; cavaleiros com armaduras enormes, dentre vários outros. Cada tipo de inimigo tem um comportamento diferente, e isso inclui imunidade a certos tipos de armadilha. Ladrões são ágeis demais para serem pegos por armadilhas de chão, brutamontes conseguem agarrar e arremessar pedras caídas do teto, cavaleiros armados são imunes a flechas, magos de fogo são imunes a bombas, e por aí vai - quando necessário, vale abusar de alguns detalhes também; por exemplo, se um ladrão já estiver arremessado ao chão por outra armadilha, não há agilidade que o ajude a escapar de uma Bear Trap. O jogo ainda conta com vários chefes, que costumam ter imunidade à maioria das suas armadilhas; planejamento e exploração de fraquezas é essencial.

Os gráficos são bem legais, principalmente os personagens.

Um dos pequenos detalhes mais legais de TrapT são as Dark Illusions. Em algumas salas, se você satisfizer alguns requerimentos, pode abrir uma armadilha especial, com vídeo próprio e tudo, que causa um dano monstruoso no inimigo afetado(ou em você, se não tomar cuidado). Por exemplo, na primeira sala do jogo, a famosa escadaria vermelha presente em todos os Deception, tem dois candelabros e um tapete ensanguentado no meio. Se você acertar o candelabro apagado com uma trap, ele se acende - com ambos acesos, você só precisa atrair alguem para o tapete para realizar o "Man-Eating Music Box"; uma garra metálica prende o inimigo desavisado, que é arrastado por dentro da caixa de música gigante embutida na parede, sendo amassado pelas engrenagens, até emergir no topo da caixa e ser arremessado de volta ao chão. Dark Illusions são muito bem escondidas e só podem ser usadas uma vez por capítulo, mas geralmente causam dano suficiente para matar o alvo, e procurar por elas é uma diversão a mais no jogo.

A história é intrigante, mas por fim insatisfatória. Os personagens não tem lá muito desenvolvimento, e nem as cenas mais dramáticas, com poucas exceções, conseguem tanto impacto quanto as do Deception 3, mas as Side Stories que você pode jogar após cada chapter dão informações a mais sobre os personagens. A apresentação pelo menos é decente, e o mundo tem todo aquele clima gótico peculiar da série. Só não espere gostar muito da Allura - ela é desnecessariamente sem emoção, mesmo sendo possuída e tal.

As cutscenes são melodramáticas ao extremo, mas pouco impactantes.

Os gráficos são bons, principalmente no que se refere aos personagens principais - as roupas são ridiculamente exageradas e surreais, mas os modelos dos personagens são muito bem feitos, incluindo animações soberbas e um lip-synching decente. Os modelos dos inimigos normais costumam ser muito parecidos entre si, ao ponto de que você vai achar que está lutando com o mesmo inimigo o tempo todo, e os cenários, apesar de bonitos, são extremamente borrados e serrilhados. Os efeitos de luz são decentes, e o jogo passa um clima gótico excelente. A trilha sonora é um dos grandes pontos de TrapT, com vários toques góticos e sombrios, envolvendo órgãos de igreja e violinos para dar aquele toque especial. Os efeitos sonoros são bons também, assim como o voice acting em japonês(não se preocupe, o resto do jogo é em inglês) e os efeitos de armadilha.

TrapT é uma experiência única, sem igual no PS2. Com 4 endings e aproximadamente 15 capítulos, TrapT oferece bastante entretenimento, ainda mais com as side stories - que mudam completamente numa segunda playthrough, adicionando mais ou menos 30 fases extra ao jogo normal. Se você não se importar com alguns gráficos embaçados e uma história meio desnecessária, é um puzzler excelente, e vai dar um golpe de nostalgia em qualquer um que jogou os Deception anteriores.


PONTUAÇÃO:

Gráficos: 7.5
Som: 9
História: 6
Gameplay: 8
Fator Replay: 8
Dificuldade: 5
Roupas WTF: 9


NOTA: 7/10

0 comentários:

Postar um comentário