Plataforma: PS2
Gênero: Puzzle, Action
Desenvolvedora: Tecmo
Após a morte da rainha, a princesa Allura ficou sozinha no mundo, já que seu pai, o rei Olaf, se casou com uma tirana chamada Catalina. Quando o rei é assassinado em circumstâncias misteriosas, Catalina acusa Allura de ter matado o rei, possuída pelo demônio, e a princesa se vê obrigada a fugir para uma mansão abandonada, junto com sua assistente Rachel. Ela só não contava com o fato de estar realmente possuída por um ser chamado Fiend.
Allura vai ter que correr bastante se não quiser virar bolsa. |
TrapT é o quarto capítulo da obscura série Deception, da Tecmo, cuja glória do capítulo 3 eu detalhei aqui. Você controla a princesa Allura, que tem como método de sobrevivência apenas suas armadilhas e suas pernas, e deve sobreviver frente às legiões de caçadores de recompensa que invadem o castelo, querendo o prêmio que paira sobre sua cabeça.
Allura conta com três tipos de armadilha para despachar os inimigos: Ceiling(teto), que envolve pêndulos laminados, bolas de aço gigantescas e vasos que caem sobre a cabeça dos oponentes, obscurecendo sua visão; Wall(parede), que contém paredes móveis, lançadores de flecha e imãs, entre outros; e Floor(chão), que engloba pequenas bombas, armadilhas de urso e catapultas. Allura só pode contar com a própria inteligência para fazer os inimigos caírem nas armadilhas - você frequentemente vai se jogar no caminho do perigo só para atrair um desavisado para a morte certa. Você ainda pode arquitetar vários tipos de combos, tanto com as suas próprias armadilhas quanto com objetos do cenário: prender um inimigo pela perna com uma Bear Trap, acertá-lo com uma sequência de flechas da Triple Arrow e mandar ele voando para longe, de preferência sobre algo pontudo, com um Pendullum, é um exemplo. Criar seus próprios métodos de tortura é muito satisfatório.
Allura botando o mago de gelo Blizzardo para dar um rolê com Spring Floor. |
Infelizmente, o método de criação de Traps caiu de qualidade desde o Deception 3. Ao invés de fazer uma mistureba com Traps e Emblems, agora você só pode comprar armadilhas prontas e predeterminadas, que abrem armadilhas similares ao serem compradas - um Smash Floor pode abrir um Smash Wall, por exemplo. Além disso, você ainda pode comprar chaves que abrem partes novas do castelo, mas elas dificilmente são essenciais. O dinheiro(ou 'Warl') é adquirido cada vez que você acerta alguém com uma trap; combos maiores dão mais dinheiro. Você ainda tem uma segunda pontuação, chamada Ark, que aumenta com os combos - mas ela é puramente visual, apenas interferindo na abertura de alguns segredos pós-fim-do-jogo.
Pelo seu caminho, passarão vários tipos de soldados inimigos: soldados mesmo, com espadas; brutamontes com martelos enormes; magos de todos os tipos - fogo, gelo, cura, etc; ladrões ágeis; cavaleiros com armaduras enormes, dentre vários outros. Cada tipo de inimigo tem um comportamento diferente, e isso inclui imunidade a certos tipos de armadilha. Ladrões são ágeis demais para serem pegos por armadilhas de chão, brutamontes conseguem agarrar e arremessar pedras caídas do teto, cavaleiros armados são imunes a flechas, magos de fogo são imunes a bombas, e por aí vai - quando necessário, vale abusar de alguns detalhes também; por exemplo, se um ladrão já estiver arremessado ao chão por outra armadilha, não há agilidade que o ajude a escapar de uma Bear Trap. O jogo ainda conta com vários chefes, que costumam ter imunidade à maioria das suas armadilhas; planejamento e exploração de fraquezas é essencial.
Os gráficos são bem legais, principalmente os personagens. |
Um dos pequenos detalhes mais legais de TrapT são as Dark Illusions. Em algumas salas, se você satisfizer alguns requerimentos, pode abrir uma armadilha especial, com vídeo próprio e tudo, que causa um dano monstruoso no inimigo afetado(ou em você, se não tomar cuidado). Por exemplo, na primeira sala do jogo, a famosa escadaria vermelha presente em todos os Deception, tem dois candelabros e um tapete ensanguentado no meio. Se você acertar o candelabro apagado com uma trap, ele se acende - com ambos acesos, você só precisa atrair alguem para o tapete para realizar o "Man-Eating Music Box"; uma garra metálica prende o inimigo desavisado, que é arrastado por dentro da caixa de música gigante embutida na parede, sendo amassado pelas engrenagens, até emergir no topo da caixa e ser arremessado de volta ao chão. Dark Illusions são muito bem escondidas e só podem ser usadas uma vez por capítulo, mas geralmente causam dano suficiente para matar o alvo, e procurar por elas é uma diversão a mais no jogo.
A história é intrigante, mas por fim insatisfatória. Os personagens não tem lá muito desenvolvimento, e nem as cenas mais dramáticas, com poucas exceções, conseguem tanto impacto quanto as do Deception 3, mas as Side Stories que você pode jogar após cada chapter dão informações a mais sobre os personagens. A apresentação pelo menos é decente, e o mundo tem todo aquele clima gótico peculiar da série. Só não espere gostar muito da Allura - ela é desnecessariamente sem emoção, mesmo sendo possuída e tal.
As cutscenes são melodramáticas ao extremo, mas pouco impactantes. |
Os gráficos são bons, principalmente no que se refere aos personagens principais - as roupas são ridiculamente exageradas e surreais, mas os modelos dos personagens são muito bem feitos, incluindo animações soberbas e um lip-synching decente. Os modelos dos inimigos normais costumam ser muito parecidos entre si, ao ponto de que você vai achar que está lutando com o mesmo inimigo o tempo todo, e os cenários, apesar de bonitos, são extremamente borrados e serrilhados. Os efeitos de luz são decentes, e o jogo passa um clima gótico excelente. A trilha sonora é um dos grandes pontos de TrapT, com vários toques góticos e sombrios, envolvendo órgãos de igreja e violinos para dar aquele toque especial. Os efeitos sonoros são bons também, assim como o voice acting em japonês(não se preocupe, o resto do jogo é em inglês) e os efeitos de armadilha.
TrapT é uma experiência única, sem igual no PS2. Com 4 endings e aproximadamente 15 capítulos, TrapT oferece bastante entretenimento, ainda mais com as side stories - que mudam completamente numa segunda playthrough, adicionando mais ou menos 30 fases extra ao jogo normal. Se você não se importar com alguns gráficos embaçados e uma história meio desnecessária, é um puzzler excelente, e vai dar um golpe de nostalgia em qualquer um que jogou os Deception anteriores.
PONTUAÇÃO:
Gráficos: 7.5
Som: 9
História: 6
Gameplay: 8
Fator Replay: 8
Dificuldade: 5
Roupas WTF: 9
Dificuldade: 5
Roupas WTF: 9
NOTA: 7/10
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