Goof Troop



Nome: Goof Troop
Plataforma: Super Nintendo
Gênero: Aventura, Puzzle
Desenvolvedora: Disney Productions

Em um dia tranquilo, Goofy (Pateta) e Max saem ao mar para uma pescaria, mas no meio do caminho eles dão de frente com um navio pirata, e percebem que seus amigos P.J. e Pete foram capturados. Goofy persegue o barco, mas só consegue alcançar ele na ilha de Spoonersville. Agora cabe a Goofy e Max avançar pela ilha, derrotar os piratas e resgatar Pete!




A memorável primeira fase.

Goof Troop é um jogo difícil de delimitar: tem uma câmera e esquema de controles parecidos com Zelda, mas mais simples, e todo o gameplay, incluindo as batalhas, tende a ser baseado em puzzles. Você controla Goofy ou Max (ou ambos, em multiplayer), e deve coletar chaves, solucionar quebra-cabeças e enfrentar dezenas de inimigos para resgatar Pete e P.J.

O jogo começa com a escolha de personagens. Goofy é o personagem 'normal', assim dizendo, e Max é quase imperceptivelmente mais rápido mas leva dois ataques ao invés de um para matar inimigos. Os personagens não tem ataques 'diretos', você despacha seus inimigos jogando barris, chutando pedras e arremessando bombas, entre outros.

Blocos com estrelas servem pra matar inimigos ou solucionar puzzles.

Você também deve coletar uma variedade de itens, cada um com usos específicos, pra chegar no fim de qualquer fase. Entre os itens, você encontra grappling hooks, que servem pra puxar itens e criar pontes; chaves para abrir portas; velas, para aumentar sua visibilidade no escuro, entre outros. Cada personagem só pode segurar um item de cada vez (ou, jogando sozinho, dois itens). Você dificilmente terá que fazer backtracking para pegar um item ou outro, mas em alguns casos, repetir grandes pedaços da fase pra pegar aquele grappling hook lá atrás pode ser frustrante.

Seu personagem é um one-hit-point-wonder (ou seja, um ataque e ele morre), mas você pode coletar frutas pelo cenário, que te dão corações ao lado do contador de vidas. Pegando sete corações, eles somem e você ganha uma vida, mas qualquer ataque recebido esvazia sua barra de corações ao invés de tirar uma vida. Vidas não costumam ser um problema nesse jogo, mas o fato de ter que começar a fase do 0 se você perder todas as vidas (e não tiver continues, que são raros) pode tirar alguns do sério.

O navio pirata de Keelhaul Pete!

As fases são bem desenhadas e os puzzles são geralmente interessantes, mas tudo fica meio no lado 'fácil' das coisas, já que o jogo é aparentemente voltado principalmente para crianças. Mas não se engane - os chefes ainda podem te dar uma surra se você não for esperto.

Os gráficos são bons para o SNES, com cenários extremamente coloridos e personagens detalhados. Por outro lado, a história é extremamente minimalista e completamente ignorável. A trilha sonora é um dos pontos fortes do jogo: excelente, animada e extremamente memorável, se adaptando perfeitamente às fases.

Os gráficos são bem detalhados e coloridos.

Por fim, Goof Troop tem apenas 5 fases, e pode ser zerado em uma ou duas horas tranquilamente. O jogo não tem métodos de se adaptar, então jogar multiplayer deixa as coisas mais fáceis ainda. Apesar de não ter nada colecionável nem nada novo a se fazer após zerar a (curtíssima) história, o próprio tamanho diminuto do jogo e o fato de ser multiplayer garantem certo fator replay. Recomendado como uma experiência diferente e divertida para SNES.


PONTUAÇÃO

Gráficos: 8
Som: 9
História: 3
Gameplay: 6
Fator Replay: 5
Dificuldade: 4
Fator Disney: 10

NOTA: 7/10

1 comentários:

  1. Douglas Feer disse...:

    Jogasso!

    Vale lembrar ainda que o Shinji Mikami, criador desse jogo, também foi responsável por criar o jogo Aladin, também de SNES, que é foda! Mas o que nem todos sabem é que ele também é criador da franquia Resident Evil!

    Ja deu pra sacar que o cara gosta de puzzles né? :P

Postar um comentário