Resident Evil CODE: Veronica X



Nome: Resident Evil CODE: Veronica X
Plataforma: Playstation 2, Dreamcast, Gamecube
Gênero: Survival Horror
Desenvolvedora: Capcom

Claire Redfield, acreditando que acharia seu irmão Chris, invade uma base de operações da Umbrella, mas um golpe de sorte de um dos guardas a faz ser capturada e levada para a ilha Rockfort. Após alguns dias encarcerada, ela ouve uma série de explosões, e o próprio guarda que a capturou abre sua cela para ela fugir. Claire rapidamente se vê enterrada até o pescoço em zumbis, mais uma vez.


Paga na minha pose!


Code Veronica é o quarto episódio, cronologicamente, da série Resident Evil. Você controla Claire e Chris Redfield, e deve escapar da ilha Rockfort e, subsequentemente, de outro lugar mais assustador ainda. Code Veronica foi uma surpresa agradável, já que combinou os controles e gameplay clássicos da série (muitas fetch quests, controles de 'tanque', etc) com gráficos HD.

O gameplay, como dito, é largamente inalterado das iterações anteriores; você deve vasculhar as várias mansões, armazéns e esgotos em busca de itens pra abrir portas ou solucionar puzzles. O jogo é repleto de inimigos, que vão desde os zumbis classicões a monstruosidades com braços elásticos e os já famosos cães. Claire e Chris, apesar de bem treinados e fortes, não são páreo para os monstros, e isso, aliado à escassez de suprimentos, garante que você terá que, muitas vezes, correr ao invés de lutar.

Bandersnatch: você ainda vai odiar um.

A ilha de Rockfort (e depois, a segunda base da Umbrella) é moderadamente grande e cheia de caminhos e nichos para percorrer. Com uma quantidade extremamente maior de puzzles, em relação aos 3 REs anteriores, Code Veronica chega a ser frustrante, tamanha a quantidade de idas e vindas nas mesmas passagens. A maioria dos puzzles é fácil, mas alguns são realmente infuriantes e podem facilmente te deixar preso.

O controle de ambos os personagens é o mesmo, e ambos tem aparentemente o mesmo HP, mas a parte da Claire é notavelmente mais fácil. Por sinal, apesar de controlar ambos os personagens, você não escolhe a ordem como em RE2; primeiro você joga com a Claire, depois com Chris. Não se preocupe, porém - apesar dos dois passarem pelos mesmos lugares, eles usam armas diferentes e o cenário é bastante modificado.


Kill ALL the zombies! (Not really)


A história, meio fugindo dos padrões de Resident Evil, é realmente interessante. Após sair da cela, Claire encontra um segundo prisioneiro chamado Steve Burnside, e ambos se encontram e separam várias vezes pela história. Ainda aparecem Alexia e Alfred Ashford, dois irmãos aristocratas, elitistas e completamente sociopatas, herdeiros de um dos fundadores da Umbrella, e que são os chefes de pesquisa de Rockfort - e, assim como a capa do jogo revela, Albert Wesker não poderia deixar de aparecer, mostrando finalmente seus dons de super-humano adquiridos depois do RE1.  A história, apesar de não muito original, tem uma pá de momentos chocantes e plot twists realmente inesperados, e ajudam a história a seguir em frente.

Wesker, provando que alemãos são sempre maus. (wut?)

A trilha sonora é interessante. Os efeitos sonoros, do ambiente e dos monstros, são realmente realistas e interessantes, e a trilha sonora dos lugares costuma ser monótona e pouco especial, mas em momentos de tensão (como, SPOILER PEQUENO, na batalha do avião), a música é realmente fantástica e empolgante. O voice acting é uma caquinha mas, bem, quem vai pra um Resident Evil esperando voice acting bom é um otimista desvairado.



Por fim, Resident Evil Code Veronica X é relativamente longo, com umas 10-14 horas de jogo em uma primeira playthrough. Após zerar você libera o Battle Mode, que ainda rende mais algumas horas de diversão, então o fator replay é razoavelmente alto aqui. Recomendado para fãs, mas pode tirar do sério quem não tem paciência pra puzzles ou ainda não se acostumou com a lógica bizarra de RE.


PONTUAÇÃO:

Gráficos: 7
Som: 7.5
História: 7
Gameplay: 6
Fator Replay: 6.5
Dificuldade: 6
Falta de munição: 10

NOTA: 7.5/10

2 comentários:

  1. Douglas Feer disse...:

    Nossa eu daria 8 pra história, me cativou pra caramba. Gosto demais do code veronica, um dos meus favoritos ao lado do 3 e do 4 =)

  1. Monkeybox disse...:

    Ah, é cheia daqueles clichezões de Resident Evil, mas acho que é a melhor história de todos os RE (o que sinceramente não é muita coisa ahuehuahuhea)
    Valeu pelo comentário o/

Postar um comentário