Fire Emblem


Nome: Fire Emblem
Plataforma: GBA 
Gênero: SRPG
Desenvolvedora: Intelligent Systems

Um jovem estrategista acorda em um dia na casa de uma garota de Sacae, chamada Lyndis. Ela é a única remanescente da sua tribo, que foi massacrada. Quando o estrategista decide acompanhar Lyn, ele descobre que ela é a neta do marquês de Caelin, e sucessora ao trono. Agora que a saúde do marquês piora a cada dia, o grupo ruma em direção à capital para evitar que o trono caia em mãos erradas. Caberá a você garantir a segurança do grupo e o sucesso da missão!



Exemplo de luta entre Kent e um Myrmidon de Laus.
Os gráficos são, admitidamente, bem simples. Cada personagem é representado de 3 diferentes formas: no campo, com uma imagem bem pequena, nas batalhas, com imagens maiores, e nas conversas, apenas com seu rosto. No entanto, são bem desenhados, e dá para identificar todos os diferentes inimigos na tela rapidamente. Em jogos isométricos, é normalmente difícil ter uma visão geral do campo.

A Florina tem medo de homens e de arqueiros. Esse segundo é especialmente justificado.

A dificuldade é considerada por muitos como alta, principalmente pelo fato de que quando um personagem é ferido em batalha ele nao retorna pelo restante do jogo. Considero isso um ponto positivo, pois reforça a individualidade e a necessidade de preservar os membros do seu grupo, embora previna táticas suicidas... Mas isso é um assunto pra uma review de Advance Wars.

O objetivo principal do jogo é proteger os seus Lords, os personagens principais (Lyn, Hector e Eliwood), já que, se algum deles morrer, é game over. Mas não é fácil simplesmente abandonar outro personagem, principalmente um habilidoso ou do qual se tenha gostado. Por esse motivo, é frequente recomeçar uma missão, especialmente até o jogador se acostumar a ser cauteloso e no fim, quando a dificuldade aumenta.

Outro fato que torna o jogo difícil é a necessidade de se administrar recursos. Cada ataque efetuado pelo personagem diminui a durabilidade da arma utilizada. Como dinheiro é raro e também os shops, torna-se importante planejar qual arma será mais usada e economizar os usos de algumas para que não quebrem.


Um mago escolhe entre dois tomos de magia.

A história é dividida em duas partes: na primeira, o "tutorial", você ajuda a Lyn, e a segunda conta a saga de Eliwood, filho do marquês de Pherae. Ela é bem escrita, e dá pra se identificar com vários dos personagens, embora o Eliwood seja boa parte do tempo bastante sem graça. O esforço para tornar cada personagem único, de que as mortes são o maior representante, realmente faz com que o jogador se importe com seus personagens.

Os novos personagens normalmente aparecem como inimigos, e para que eles sejam recrutados é necessário ir até eles com o personagem correto (para a maioria, um dos Lords) e escolher o comando Talk. É possível interagir com os habitantes do local da batalha, visitando casas e vilas. Algumas casas dão dicas interessantes ou contam alguns detalhes a mais da história, mas realmente vantajoso é avisar as vilas da batalha, o que rende alguma forma de recompensa. Mas cuidado: se o inimigo chegar primeiro, ele irá devastar a vila.

Visão geral da batalha, mostrando o estrategista, Eliwood e Hector no canto superior esquerdo.

A jogabilidade se dá em turnos, nos quais você comanda os movimentos de todos os personagens do grupo. Cada um dos personagens tem uma classe, e cada classe tem habilidades próprias, fazendo com que a chave para a vitória seja o uso apropriado das unidades disponíveis. Por exemplo, uma Pegasus Knight é bastante frágil, devendo evitar a luta direta, mas é extremamente útil para mover longas distâncias e contornar as linhas adversárias.

As músicas não são ruins, mas acabam se tornando repetitivas. Uma tática que o jogo utiliza é alternar constantemente entre temas de batalha para tentar evitar a repetição, mas é difícil quando se trata de batalhas longas.




Enfim, Fire Emblem é um ótimo jogo, eu zerei mais de 3 vezes embora nunca tenha começado nenhuma delas no Hard. Se você gosta de RPGs e estratégia, com certeza tente.

PONTUAÇÃO:

Gráficos: 8
Som: 7
História: 9
Gameplay: 10
Fator Replay: 9

Nota: 10/10

0 comentários:

Postar um comentário