Mega Man: Maverick Hunter X


Nome: Mega Man Maverick Hunter X
Plataforma: PSP
Gênero: Platformer, Action
Desenvolvedora: Capcom

O ano é 21XX. Os Reploids, robôs capazes de raciocínio lógico e emoções básicas, estão presentes em massa no cotidiano da civilização; mas um misterioso vírus faz com que alguns desses Reploids se voltem contra os humanos, passando a ser chamados de Mavericks. Mega Man, reativado após um longo período de hibernação(e agora chamado de X), é um caçador de Mavericks, mas quando Sigma, líder dos Maverick Hunters, se torna um Maverick, as coisas ficam complicadas.



Se você é como eu, acabou de ter um ataque de nostalgia.

Mega Man Maverick Hunter X é o segundo remake do Blue Bomber para o PSP(o primeiro sendo MM Powered Up!), sendo um remake quase direto de MMX, ao mesmo tempo com poucas diferenças e tudo mudado. Você inicialmente joga com X, que pode pular, atirar, ricochetear em paredes para alcançar lugares altos, carregar tiros(para soltar tiros maiores e mais potentes) e dar dashes. O jogo é dividido em 8 fases, cada uma com um chefe e tema próprio, e derrotar um chefe te dá uma variante da arma principal dele pra usar.

Você vaga pelas fases, bem ao estilo platformer, derrotando inimigos, coletando vidas e realizando pulos complicados. As fases são largamente iguais às da versão original de Super Nintendo, salvo poucas diferenças, principalmente na localização das cápsulas de armadura. Tais cápsulas, assim como os Hearts e Sub Tanks, estão espalhadas e muito bem escondidas pelas fases, requerindo um olho atento(e um pouco de sorte) para serem encontradas; elas melhoram uma parte da sua armadura, aumentando sua defesa ou deixando seus tiros mais fortes, os Hearts aumentam o limite da sua barra de HP e os Sub Tanks enchem seu HP. Desnecessário dizer, mas esses itens são quase essenciais se você realmente quiser zerar isso aqui.


Launch Octopus, o chefe aquático.

Os chefes permanecem os mesmos da versão original. Cada chefe tem um elemento próprio e dá uma arma do seu próprio elemento quando derrotado; essa arma, por conseguinte, causa um dano absurdo quando usada contra um inimigo vulnerável(por exemplo, a arma do Spark Mandrill contra o Armored Armadillo). Para jogadores novatos, abusar das fraquezas é quase necessário, mas jogadores experientes ou que queiram um bom desafio devem tentar matar geral no tiro primário.

As sequências em anime são lindas.

O que Maverick Hunter X tem de diferente do jogo original, então? Bem, muita coisa. Os gráficos foram completamente refeitos e agora são em 2.5D, e após zerar o jogo você ganha acesso ao Vile Mode, podendo zerar o jogo com o vilão Vile, que agora tem muito mais destaque na trama. Jogar com o Vile é muito difícil, por numerosas razões, e ele fica como um excelente desafio extra pra quem já zerou a história principal. Além disso, após zerar você também abre uma sequência exclusiva em anime que conta a história antes do início do jogo, e dura uns 20 minutos. Sensacional.

Com uma história curta(batendo em 3-5 horas, em média), e com um personagem jogável extra, MHX vale mais como combustível de nostalgia do que tudo. O gameplay é fantástico, e o jogo é bem fiel ao original de SNES, mas justamente por ser tão fiel, muita gente já vai saber de cor e salteado onde estão todos os segredos. Se você é fã do guerreiro azul e tem acesso a um PSP, não deixe esse jogo passar. Vale a pena.

Jogar com o Vile é muito, muito dificil.


PONTUAÇÃO:

Gráficos: 7
Som: 8
História: 9
Gameplay: 10
Fator Replay: 7


NOTA: 8.5/10


Nota do Editor(Monkeybox): Mega Man Maverick Hunter X é um dos meus três Mastered do Backloggery, após zerar sem usar armas especiais nem sub-tanks, e sem save state, por ser PSP.

0 comentários:

Postar um comentário