Bioshock 2


Nome: Bioshock 2
Plataforma: PS3, PC, Xbox 360
Gênero: FPS
Desenvolvedora: 2K Games // 2K Marin

Dez anos após a morte de Andrew Ryan, um ser acorda do nada. Um big daddy da série Alpha, o primeiro de todos os big daddies: Subject Delta. Com apenas vagas lembranças de ter levado um tiro na cabeça e a sensação de que algo está faltando, Subject Delta sai pelas ruas inundadas de Rapture atrás de sua protegida, Eleanor Lamb; mas o que ele encontra é uma sociedade utópica e totalitária liderada pela mãe de Eleanor, Sophia Lamb.


A sede de Sinclair Solutions, a empresa que tomou conta após a morte de Fontaine.

Bioshock 2 é um FPS para os consoles modernos, e sequência direta do incrível Bioshock. Muitas inovações tomam conta desde o título anterior, mas o feeling do jogo ainda é o mesmo, o que eu acho um ponto positivo. O gameplay consiste em vasculhar a área em que você está(as fases são muito abertas e exploráveis) ajudando seja lá qual residente demente pediu sua ajuda e matando quilos e quilos de Splicers, pessoas normais tornadas insanas pelo uso abusivo de Gene Tonics. As Little Sisters e Big Daddies estão de volta, mas com uma novidade: por ser um big daddy, você pode guiá-las e faze-las extrair ADAM(a 'moeda' de troca do jogo) de corpos pelo caminho.

Spider Splicers são grotescamente deformados.

Delta conta com um arsenal bem variado para despachar a concorrência, incluindo a tradicional Drill, uma shotgun e até uma arma de pregos, cada uma com 3 tipos de munição diferente(como anti-pessoal e armor-piercing). Você ainda conta com Plasmids, que em termos simples são 'magias' como Electro Shock e Incinerate, para balancear o jogo a seu favor; em Bioshock 2 você pode usar armas e Plasmids ao mesmo tempo, ao contrário do 1. Você pode vasculhar os corpos de inimigos derrotados em busca de first-aid kits, munição e outros itens variados.

O nível de customização de Bioshock 2 é grande: além de equipar até 6 Plasmids diferentes, você ainda conta com Gene Tonics, que melhoram sua performance de maneiras bem diferentes(como Speed Boost, que te deixa mais rápido, ou Drill Lurker, que te deixa dar críticos se você atacar alguem por trás com a Drill). Você encontra Gene Tonics espalhados pelo mundo de Rapture e pode comprar alguns com ADAM nas máquinas Gatherer's Garden espalhadas por aí. Falando em máquinas, você ainda encontra Vending Machines, nas quais você compra itens variados com Dollars; Ammo Banditos, nas quais você compra munição; Security Panels, que te deixam desativar um alarme causado por uma câmera de segurança; Healing Stations, que... são meio óbvias; Gene Banks, o único lugar onde você pode trocar Plasmids e Gene Tonics; e Power to the People Stations, onde você pode dar um único upgrade em alguma arma sua. Quase todas as máquinas do jogo, incluindo portas trancadas, podem ser hackeadas manualmente ou com a Auto-Hack Gun. Máquinas hackeadas oferecem mais itens, reduzem os preços, te protegem ou abrem.

Queima, putão :|

Bioshock 2 conta com vários tipos de Splicer, para apimentar o jogo. Todos os splicers do jogo original voltam, e alguns novos como o Brute Splicer(que parece um Tank de Left4Dead) e as Big Sisters entram em cena. As fases, com raras exceções, são bem legais, e tem aquele mesmo clima épico da Rapture antiga. Em alguns momentos você pode andar por fora de Rapture(que, se você não sabe, é uma metrópole gigantesca construída no fundo do oceano atlântico), o que é bem legal. A história de Bioshock 2 é magnífica, apesar de não ter o mesmo impacto do primeiro jogo. O jogo é repleto de escolhas morais pesadas, e algumas revelações(principalmente a de Dionysus Park, que vem aos poucos mas com uma tensão crescente incrível) são de cair o queixo.

O modo online visita alguns lugares clássicos, como Kashmir e Arcadia.

Além de tudo, Bioshock 2 ainda conta com um modo multiplayer online, o que eu não sei dizer se é uma vantagem ou não. O modo online é legal, você cria seu personagem e ganha novas habilidades e armas à medida que evolui e joga, mas o jogo fica cansativo rápido; por fim, foi uma adição desnecessária. Há ainda 3 DLC: Minerva's Den, Rapture Metro Pack e algo sobre Trials, mas eu não pude testar nenhum deles.

Os gráficos de Bioshock 2 são muito bons, muito bons mesmo. Os personagens tem animações bem realistas, e os efeitos de luz dão a impressão de que tudo está molhado muito bem; o feeling do jogo é incomparável. Jatos de água vazam por frestas nas janelas, pedaços de construções se balançam precáriamente, corpos dos residentes de Rapture se empilham nos cantos, tudo isso enquanto Splicers dementes cantam versos bíblicos de algum lugar que você não consegue ver, é perfeito. A trilha sonora não é lá muito memorável, mas tudo soa como devia, e as músicas que tocam nas telas de loading são muito boas, como 'The Bogey Man' e 'Beyond the Sea', clássicos dos anos 50-60.

E esse, meus caros, é o feeling de Bioshock 2: molhado e fascinante.

Resumindo, Bioshock 2 é um jogo excelente, mas que não consegue subir tão alto quanto seu predecessor. As muitas novidades dão vida nova à série, mas a sensação ainda é de estar jogando o mesmo jogo de antes... o que pode ser bom ou ruim, dependendo de seus gostos. Bioshock 2 vale muito a compra, mas é um jogo que você deve jogar prestando atenção na história: se for só pelo gameplay, tem outros FPS melhores no mercado. Ah, e não compre só pelo multiplayer; não é grandes coisas.


PONTUAÇÃO:

Gráficos: 9
Som: 7
História: 10
Gameplay: 8
Fator Replay: 6
Dificuldade: 5
Umidade: 10

NOTA: 8.3/10

0 comentários:

Postar um comentário