Echo Night


Nome: Echo Night
Plataforma: Playstation 1
Gênero: Puzzle, Survival Horror
Desenvolvedora: Agetec // From Software

Echo Night é um survival puzzler em primeira pessoa para o saudoso Playstation. Tranquilamente um dos jogos menos conhecidos da plataforma, e infelizmente sem motivo para tal. O jogo começa com a morte de Henry Osmond. Seu filho, Richard Osmond(que por acaso é você) encontra um livro estranho nos escombros que o transporta para o navio de passageiros Orpheus, que havia sumido no mar há alguns anos.

Esse jogo contém uma página de Dicas e Truques.


O fantasma do médico do Orpheus.
Você anda em primeira pessoa pelas várias áreas do Orpheus e encontra os fantasmas dos passageiros e trabalhadores do navio. Ajudando os fantasmas a finalizar seus últimos serviços e desejos, você pode prosseguir pelo jogo. Mas nem todos os fantasmas são pacíficos e cooperativos. Alguns dos espíritos te perseguirão através das salas, querendo acabar com sua odisséia mais cedo, mas não se preocupe: os itens de cura são abundantes.
O livro misterioso que começa a aventura.

A jogabilidade de Echo Night consiste primáriamente em encontrar um fantasma novo, ler sobre suas preocupações e desejos e resolver um puzzle ou encontrar um item para ele, fazendo com que ele abandone o navio feliz e sorridente(e acidentalmente derrubando aquela chave que você precisava). Essa premissa só não fica cansativa por causa dos 'time travels'; em locais completamente aleatórios(um armário, uma pintura, uma boneca...), a tela começa a girar e Richard é transportado para um ponto no passado(geralmente conectado ao objeto), onde ele participa dos eventos que levaram à catástrofe do Orpheus em primeira mão.

Como já foi dito, a câmera é em primeira pessoa, mas ao invés de usar as alavancas do joystick, você controla a câmera com os botões R e L. É bem difícil no começo, e a movimentação é francamente enjoativa, mas logo você mergulha na história e esquece os controles. Os gráficos são razoáveis, se não bons. As texturas são bem feitas em sua maioria, mas dá pra se ver as junções das texturas muito claramente quando a câmera se movimenta, o que quebra a imersão de vez em quando. Os modelos humanos(ou pelo menos os visíveis - fantasmas são apenas um borrão cinza semi-humano) são estranhamente quadrados e 'blocudos', mas cumprem o trabalho. A trilha sonora é quase inexistente, sendo os sons compostos de passos, grunhidos de fantasmas e ocasionalmente um piano ou caixa de música. O silêncio é perturbador - e por isso mesmo é bom.
Claudia, um dos fantasmas que te aterroriza durante sua estadia no Orpheus.

Por fim, Echo Night é bem curto. O jogo conta com 4 finais distintos, mas todos podem ser vistos em rápida sucessão numa única playthrough se você salvar no lugar certo. Com menos de 5 horas, dá pra se fazer absolutamente tudo possível no jogo. A história é fantástica e criativa, e o gameplay é divertido, com vários puzzles de grandeza digna de Silent Hill. Assim como Galerians, vale o aluguel, mas não compensa comprar original.


PONTUAÇÃO:

Gráficos: 7
Som: 6
História: 9
Gameplay: 9
Fator Replay: 4

NOTA: 9/10 - ESCOLHA DO EDITOR

0 comentários:

Postar um comentário