Fallout: New Vegas


Nome: Fallout New Vegas
Plataforma: PC, Xbox 360, PS3
Gênero: RPG, FPS
Desenvolvedora: Bethesda // Obsidian Software

"To the town of Agua Fria rode a stranger one fine day
Hardly spoke to folks around him, didn't have too much to say;
No one dared to ask his business, no one dared to make a slip
For the stranger there among them had a big iron on his hip
A big iron on his hip."



Nightkin, um dos inimigos novos.

Fallout: New Vegas é uma mistura de RPG e Shooter, disponível em todas as plataformas atuais, menos o Wii que é uma bostinha(falo mesmo). Rodando na mesma engine do Fallout 3, New Vegas traz à mesa um tom carregado de faroeste, várias armas novas, melhorias em todos os sistemas e jogos de azar o suficiente para viciar até os mais resistentes. Mas mesmo com isso tudo, New Vegas consegue ficar no mesmo patamar do 3?

Resposta simples? Não. Resposta longa? Nãããããããããão. Brincadeiras à parte, New Vegas tem um clima bem diferente do 3. As cidades fervilham com vida, organizações são muito mais, bem, organizadas, e o grande deserto de Mojave Wasteland já mostra sinais de querer voltar à grandeza pré-guerra. Você controla Courier, um entregador da Mojave Express que, após ser incumbido de entregar uma misteriosa Platinum Chip, sofre uma emboscada e leva um tiro na cabeça. O doutor Doc Mitchell e o robô Victor te encontram e conseguem te curar, e o jogo começa na pacata Goodsprings. As luzes da fortemente segura New Vegas brilham através do deserto.

Um jogador em Freeside, o 'primo pobre' de New Vegas.

Como eu já disse, a sociedade de New Vegas é bem diferente da Capital Wasteland. A maioria das casas que sobraram já está ocupada, e apenas os lugares mais inóspitos permanecem sem ser saqueados. A NCR, New California Republic, são os 'mocinhos' do jogo, e tem diversas bases espalhadas pela Mojave Wasteland, servindo de polícia e exército para os cidadãos. Já do outro lado do rio Colorado, a gigantesca formação dos slavers da Caesar's Legion monta acampamento, pronta para invadir, pilhar e queimar tudo. Ambas as facções lutam pelo controle de Hoover Dam, a hidrelétrica que fornece energia para toda a região, e isso é o conflito principal do jogo. Além dessas facções, existe o Mr. House e seus Securitrons, que tomam conta de New Vegas, e várias outras organizações menores como os Powder Gangers, os Kings e os Great Khans. Você tem uma reputação com todas as facções do jogo, e elas te tratam de acordo com tua reputação.

Fallout é controlado em primeira pessoa, e à primeira vista, é apenas um shooter comum; mas seu personagem ganha experiência, levels e habilidades extras, e o sistema VATS transforma qualquer batalha em um pseudo-turn-based-RPG. Você começa sem um objetivo distinto, apenas procurando pelo cara que te atirou, mas logo se vê enfiado em uma conspiração que envolve a NCR, o Mr. House, e poder de fogo o suficiente para tomar conta dos EUA inteiros. Mas você começa pequeno, lembre-se. Entre as novidades está a habilidade de fabricar munição e comida em lugares específicos, com a nova skill Survival(a Big Guns do 3 desapareceu, se misturando à Small Guns, que agora se chama só Guns).

Raul Tejada, um dos muitos companions de New Vegas.

A variedade de armas, eventos e itens é incrível, assim como o tamanho do mapa e o número de quests e side-quests. Como Fallout 3, New Vegas oferece mais de 100 horas de jogo, e o ending é completamente diferente dependendo de qual lado você se alia. O gameplay é meio estranho de começo(porque eu não matei aquele Raider mesmo dando um tiro na cabeça dele com uma shotgun?), mas logo você se acostuma e começa seu reinado de paz(ou terror) em New Vegas. Os Perks(habilidades especiais, como resistência à dano ou recarregar mais rápido) do 3 voltaram, mas agora eles são bem menos úteis, e você só pode pegar um a cada dois levels.

Fooooooooore!

Os gráficos de New Vegas são ótimos. Não passam nem perto dos melhores do console, claro, mas definitivamente não são ruins. Tem um pouco de aliasing, principalmente nas luzes neon, mas é uma parte bem pequena do jogo. Os itens são muito detalhados, assim como as texturas, mas os efeitos de luz são meia-boca no máximo. A trilha sonora é foderosa como no 3, com a Radio New Vegas(e seu novo narrador, Mister New Vegas) ocupando seu tempo com baladas country totalmente viciantes, como Big Iron, a que introduz esse post. Mr. New Vegas é bem mais enjoado que o Three Dog do 3, mas cumpre bem o seu papel.
Conteúdos do box de Xbox 360. Sim, eu tenho esse jogo, lol.

Falei muito bem de New Vegas, mas ainda disse que ele não chega aos pés do Fallout 3. Como assim? Bugs. Muitos bugs. New Vegas é atolado de bugs. O jogo quebra constantemente e sem aviso algum, tornando o autosave quase indispensável. Muitas pessoas dizem não ter problemas com bugs, mas eles quase estragaram minha experiência mais de uma vez, e não dá pra ignorar isso. New Vegas é gigante, mas foi óbviamente codificado às pressas. E me desculpe se você não jogou Fallout 3 e ficou perdido com meu review, mas é impossivel falar de um sem falar do outro. Se faltou explicação, leia um review de Fallout 3(providenciarei um mais tarde).

PONTUAÇÃO:

Gráficos: 8
Som: 10
História: 7
Gameplay: 9
Fator Replay: 10
Dificuldade: Depende da Escolhida
Cowboy Power: 8

NOTA: 7.5/10

0 comentários:

Postar um comentário