Halo 3: O.D.S.T

Nome: Halo 3: O.D.S.T
Plataforma: Xbox 360
Gênero: FPS
Desenvolvedora: Bungie

O.D.S.T. Os Orbital Drop Shock Troopers, uma força de elite da aliança humana que usa de táticas aéreas quase suicidas para cumprir seus objetivos. Rookie, como o nome sugere, é um novato no time, e já é enviado de cabeça para uma missão quase suicida: capturar uma nave Grunt estacionada sobre New Mombasa. Quando a nave é revelada como uma armadilha e os ODSTs são arremessados cidade abaixo, cabe ao novato descobrir o paradeiro dos seus colegas de equipe.



O novo modo Firefight é uma chuva de bala pra todo lado.


Halo 3 O.D.S.T pode ser considerado tanto um 'pacote de expansão' quanto uma aventura totalmente nova no mundo de Halo. Você inicialmente controla Rookie, o novato do time, e anda pela cidade de New Mombasa, procurando pistas sobre seus companheiros. Quando você acha um objeto relacionado ao passado do esquadrão(como um capacete destruído ou os restos de um Ghost), Rookie entra em um 'momento flashback', no qual você controla outros membros do esquadrão, como Dare, Buck e Dutch, cada um com uma especialidade(o que, infelizmente, não altera nada no gameplay). As histórias eventualmente se cruzam, culminando em uma fuga desesperada da cidade.

A queda livre em primeira pessoa da intro é fantástica.
ODST é um FPS, tendo poucas diferenças em relação ao seu predecessor, Halo 3. Você tem uma barra de HP e uma barra de escudos invisível. Quando você toma dano, a tela vai ficando vermelha, até um ponto em que você começa a perder HP. Você pode carregar duas armas e duas granadas de cada tipo; saber escolher as armas é peça chave na sua sobrevivência. Seu arsenal conta com armas humanas, como uma pistola über-útil, metralhadoras e snipers, e armas alien, como a Carbine, que é um rifle de plasma meio fraco, e o Needler, um revólver que atira espinhos cor-de-rosa teleguiados. Você ainda conta com um modo de visão noturna, que é práticamente indispensável em algumas áreas, e a habilidade de usar duas armas ao mesmo tempo do Halo 3 desaparece. Em determinados momentos, você ainda pode usar veículos, como o incrível Ghost, uma 'moto' flutuante alienígena que atira e anda muito bem.

O modo de visão noturna deixa tudo com outlines bem visíveis, útil demais.

Seus inimigos são os mesmos do Halo 3, básicamente. Grunts, Brutes e Jackals retornam, sem grandes novidades. Ah, e aqui fica um detalhe que pode desinteressar algumas pessoas: seus inimigos são alienígenas, então se o inimigo não for um Grunt ou você não estiver usando uma arma overpower tipo Sniper Rifle, desista: headshots não matam de primeira. É uma coisa banal, mas muito amigo meu já desistiu de jogar por achar o jogo 'estranho' demais.

A história do jogo, apesar de curta, é extremamente divertida. As histórias se misturam de maneira convincente, as fases apresentam um desafio legal, e New Mombasa é muito legal de se explorar, apesar de perigosa. Os personagens não tem muita personalidade - tirando Romeo, o sniper, que óbviamente é negão. Era pra você se, digamos, 'emocionar' com a história de Dare e Buck, mas eles são tão sem sal que você não soltará mais do que um 'meh'. Tirando esse detalhe, as fases valem muito o tempo gasto, e poucas partes são frustrantes(ao extremo contrário do Halo 3). Dá pra zerar ODST no Legendary sem precisar de ajuda externa.

O delicioso Spartan Laser está de volta, e melhor do que nunca!

ODST ainda tem dois bônus, fora do modo história: o modo Firefight, que é uma arena na qual você combate leva após leva de inimigos em esquadrões de até 4 jogadores; e um segundo DVD, que não é nada mais do que o multiplayer do Halo 3, sem o modo história e com todos os mapas DLC já inclusos.
Similar ao Horde de Gears of War, Firefight é ótimo para matar tempo, mas a falta de um matchmaking online e a dificuldade extrema de se jogar sozinho tornam o Firefight uma diversão ocasional, mas bem feita. Já o disco multiplayer é um show à parte: pelo menos antes do lançamento de Halo Reach, o multiplayer do Halo 3 estava sempre lotado, e as partidas são incrívelmente divertidas e disputadas, em modos como Capture the Flag, Team Deathmatch e outras variações, como o excelente Team SWAT, que torna o jogo num CS futurista. Firefight mal será jogado, isso eu te garanto, mas se você tiver paciência para achar jogadores, o multiplayer de Halo 3 já vale sozinho o preço do ODST.

A vida útil de ODST depende diretamente da sua disponibilidade para jogar online. Só com o modo offline, você já terá esgotado o jogo inteiro em menos de 6 horas, minúsculo para um jogo atual; já entrando online, espere centenas de horas de tiroteio frenético, seja no Firefight ou multiplayer mesmo. Com um enredo legal e fases divertidas, mas com uma campaign extremamente curta, ODST é uma boa pedida se você estiver sem um bom FPS pra jogar. Ah, e um detalhe que definitivamente deve ser mencionado: no Brasil, você encontra ODST completamente em português, incluindo dublagem, e totalmente oficial. É a Microsoft dando uma dentro no mercado brasileiro, aproveite que é raro.

Box original, ignore o CD do meio(é o Halo 3 original).


PONTUAÇÃO:

Gráficos: 8
Som: 7
História: 9
Gameplay: 8,5
Fator Replay: 3 ou 10, ler acima


NOTA: 7/10

0 comentários:

Postar um comentário