Silent Hill 2 - Restless Dreams


Nome: Silent Hill 2 - Restless Dreams
Plataforma: Xbox, PS2, PC
Gênero: Survival Horror
Desenvolvedora: Konami // Team Silent

James Sunderland vivia uma vida miserável após a morte de sua mulher, Mary, que perdeu a vida 3 anos atrás após uma dolorosa batalha contra uma doença incurável. A existência de James não valia mais nada para ele, e ele se arrastava dia após dia sem nenhum objetivo na vida... até que, em um dia comum, uma carta misteriosa aparece em sua casa, escrita na caligrafia de Mary, pedindo para que James vá para o 'lugar especial' deles, Silent Hill. Sem pensar duas vezes, James entra no carro e parte em direção à cidade amaldiçoada.

Esse jogo contém uma página de Dicas e Truques.


As ruas de Silent Hill são imersas em névoa.

Silent Hill 2 - Restless Dreams é uma espécie de 'expansão' do Silent Hill 2 original, com um cenário e um ending novos. Você pode ler esse review normalmente como se fosse do SH2 normal; as partes em itálico se referem exclusivamente ao Restless Dreams.

Silent Hill 2 é parte da aclamada 'trilogia original' de Silent Hill, considerados por muitos como os melhores Survival Horrors já produzidos. Você controla James Sunderland em terceira pessoa, com um esquema de controle 3D ao estilo Dino Crisis e Resident Evil; seu objetivo consiste, geralmente, em realizar mini-fetch-quests(achar um item que se encaixa aqui para abrir aquela porta) e resolver puzzles, muitas vezes absurdos, para prosseguir.

Angela Orosco tem sérios problemas.

Como qualquer Silent Hill, SH2 não é diferente: a grande cartada do jogo é seu ambiente. Os lugares por onde você passa são escuros, descuidados e assustadores, e geralmente populados por abominações indescritíveis como os Lying Figures: humanóides sem rosto cujos braços são grudados ao próprio corpo, como uma camisa de força. Um dos grandes diferenciais de SH é que James não é um soldado ou um meio-demônio fodão; ele é apenas um homem, sem treinamento de combate algum, e suas habilidades de luta são mínimas. James não tem a menor chance contra grupos de inimigos, você vai se ver correndo muito mais do que lutando, já que munição e itens de cura são incrivelmente escassos.

Outra coisa: SH2 é assustador, ponto final. Os mundos 'normais' já são bizarros o suficiente, com seu silêncio claustrofóbico e escuridão indissipável, mas em alguns momentos, James entra nos Otherworlds, versões extremamente 'erradas' do lugar onde ele está. Paredes ficam cobertas de sangue e ferrugem, portas que antes se abriam agora estão lacradas e vice-versa, corpos aparecem pendurados nas paredes e tudo adquire uma coloração avermelhada doentia, enquanto barulhos indescritíveis de máquinas e metais se arrastando ecoam no fundo. Não espere muitos sustos, apesar disso: SH2 não joga inimigos do nada para te assustar, preferindo um medo mais psicológico, te deixando em dúvida se tem um monstro atrás daquela pilastra ou não.

Pyramid Head, o filho da mãe mais assustador de todos.

Se o gameplay em si já é legal, a história é onde o jogo brilha. O casting é muito legal, com personagens extremamente bizarros mas acreditáveis, como a suicida Angela Orosco e a pirralha insuportável Laura. Tendo um dos plot twists mais famosos da história, Silent Hill 2 é um jogo extremamente subjetivo, requerendo um pouco de Fridge Brilliance para compreender todos os pequenos detalhes da história; mas quando tudo se encaixa, você só conseguirá soltar um '...woah'. E voltará para a posição fetal que você estava a cinco minutos atrás.

A versão Restless Dreams conta com um cenário extra, "Born from a Wish", que pode ser jogado a qualquer momento.Nesse cenário, que equivale a uma 'fase' do jogo normal em tamanho, você joga com a Maria, entendendo um pouco da história dela antes do primeiro encontro com James. Saindo da boate Heaven's Night(na qual ela supostamente trabalha), você anda pelas ruas de SH e encontra a mansão Spencer, e deve procurar pistas que ligam uma misteriosa menininha ao dono da casa, Ernest Spencer. Born from a Wish é realmente curto, durando menos de uma hora, e os puzzles e inimigos são realmente fáceis, mas a história emenda alguns plot holes e, claro, a mansão Spencer é assustadora pra caralho.

Mensagens crípticas permeiam o jogo; preste atenção nelas, podem conter dicas de puzzles.

Os gráficos de SH2 são alguns dos mais realistas da geração anterior, ainda mais por terem sido lançados perto do lançamento do PS2. As texturas são bem-feitas, e o noise filter que permeia a imagem dá um tom de filme de terror muito legal ao jogo. Já a trilha sonora é simplesmente espetacular, alternando momentos de silêncio absoluto e som ambiente meio industrial com melodias de piano lindas. Theme of Laura, a música da intro, não é famosa a toa.

Contando com 5 endings(6 na versão Restless Dreams), SH2 é um jogo pequeno mas com um fator replay alto. Apague as luzes, arrume um refrigerante e um salgadinho, chame um amigo se você for muito cagão, e pule de cabeça no mundo perverso de Silent Hill 2. Vale a pena.

Interior do box de Xbox.


PONTUAÇÃO:

Gráficos: 8
Som: 10
História: 10
Gameplay: 7
Fator Replay: 7

NOTA: 9/10

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    jogo perfeito mesmo... dá muito nervoso! a trilha sonora é ótima, akira yamaoka detona!
    o que acho legal nesse jogo é o clima melancólico e assustador, tive muitos SONHOS quando joguei esse jogo.

    bom post.

Postar um comentário