Super Adventure Rockman!

Nome: Super Adventure Rockman! 
Plataforma: PS1, Saturn
Gênero: Visual Novel, FPS
Desenvolvedora: Capcom
Versão Jogada: PS1

Nas profundezas da floresta Amazônica, o maléfico Dr. Wily encontra ruínas de uma civilização antiga, e descobre uma máquina capaz de causar danos diretos à todas as máquinas do mundo. Quando Roll entra em coma devido aos poderes da nova máquina, Mega Man sobe na garupa de Rush e parte para uma aventura fantástica, encontrando faces familiares e novos desafios.



A sensação de estar vendo um desenho permeia o jogo todo.

Super Adventure Rockman, quebrando todos os moldes da série Mega Man, é uma Visual Novel. Você acompanha as aventuras de Rockman (Megaman), decidindo os caminhos que ele deve tomar e combatendo alguns inimigos com uma visão em primeira pessoa. O jogo é fortemente baseado em cutscenes, e é uma experiência mais para ser assistida do que jogada.


Você "andará" (não colocarei aspas em tudo pro texto não parecer sarcástico, mas você entendeu a idéia, espero) pela floresta Amazônica, assistindo ao progresso do Mega, e ocasionalmente escolhendo um caminho a seguir. Em algumas cenas, Mega Man será diretamente atacado em cutscene; você terá alguns instantes para apertar algum botão que aparecer na tela para poupar o HP dele (e em um caso, ir pra uma área totalmente diferente).

Cuidado, os inimigos podem acabar com a sua raça.
HP? Em Visual Novel? Pois é, em algumas cenas, Mega terá que entrar em um modo de tiro em primeira pessoa, com câmera estática, e deve mandar bala no boss (ou inimigos normais) presente na cena, atirando nele pra causar dano e nos tiros dele pra evitar ser atingido. Você ainda ganha armas especiais dos chefes derrotados, e cada um tem uma fraqueza específica, assim como nos jogos de plataforma da série. As seções de tiro são um pouco sem graça, mas ainda são o mais fiéis possivel ao material original, e pode ser um sopro de ar fresco numa série cansada.

Durante suas 'viagens', Mega encontra vários chefes de séries anteriores, como Guts Man e Fire Man, e alguns te ajudam a chegar ao seu destino, mas outros querem te parar a qualquer custo. Aproveite a companhia dos aliados enquanto pode, principalmente os do MM1, pois sem eles sua vida é sofrida.

Coitada da Roll :C

Ah, mas eu acho que tem um detalhe importante a ser mencionado: SAR é completamente em japonês. - "Mas uma visual novel em japonês, poxa? E a história?" - Calma lá, amigo. Apesar dos textos e menus em japonês, dá pra se entender perfeitamente a história só com as imagens; sua maior dificuldade será em 'chutar' caminhos a serem seguidos e decorar o esquema do menu. Tirando isso, dá pra se entender a história tranquilamente, e ela é inclusive muito legal, como se fosse um filme interativo baseado na série clássica do Blue Bomber.

Os gráficos fora de batalha são basicamente desenhos animados, da mesma qualidade e grandiosidade da série de televisão, e inclusive com um voice acting muito bem feito. Dentro das batalhas, o gráfico toma um aspecto 2D, e os pixels são muito bem feitos, mas o fato de você não ver seus próprios tiros deixa as batalhas meio simplórias (mas se pudesse iria virar uma zona, então é necessário). A soundtrack é legal, bem ao estilo Mega Man mesmo, e os efeitos de batalha são decentes.

Os encontros com Cut Man são sempre úteis.

Por fim, SRA é um jogo curto. Apesar de ser dividido em 3 CDs, a história não dura mais do que duas horas, se eu não me engano. Não venha pra cá esperando que será um jogaço espetacular. Não. Venha para Super Adventure Rockman! com a cabeça aberta; espere uma experiência, não um jogo. O gameplay em si é bem simples e até simplório, mas a história e o 'feeling' do jogo compensam cada minuto investido. Se você for fã da série, não perca essa aventura inusitada.


PONTUAÇÃO:

Gráficos: 9
Som: 6.5
História: 10
Gameplay: 3
Fator Replay: 3


NOTA: 8/10 - ESCOLHA DO EDITOR

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    ??? cutman+megaman ELES SÃO NAMORADOS?

  1. Anônimo disse...:

    Este game é muito estranho, não vi nada de legal nele, prefiro Mega Man 8. Super Adventure Rockman é a ovelha negra da série clássica, antes eu acreditava que era Mega Man & Bass, pois este game foi o primeiro da série a utilizar o conceito de dois personagens, original de Mega Man X4.

Postar um comentário