Tenchu: Stealth Assassins



Nome: Tenchu: Stealth Assassins
Plataforma: Playstation 1
Gênero: Ação, Stealth
Desenvolvedora: Activision

Rikimaru e Ayame são dois ninjas que pertencem ao clã Azuma. Eles são comandados pelo Lord Gohda e acabam recebendo várias missões, mas durante essas missões, os dois acabam descobrindo de um terrível plano controlado por uma pessoa misteriosa, que põe em risco a vida da princesa Kiku e do Lord Gohda, além de toda a população. Então cabe a Rikimaru e Ayame proteger a família real e acabar com essa ameaça.




C'mon, play Tenchu and kill this bastard.

Tenchu é um ótimo jogo de ninjas para o PS1. O jogador tem a opção de escolher dois ninjas, Rikimaru e Ayame, cada um usa uma arma diferente, Rikimaru opta pela espada, enquanto Ayame usa duas wakizashi (espadas curtas), mas infelizmente as missões para os dois sãos as mesmas, seria divertido se os dois fossem por diferentes caminhos. Além da arma primária que cada um possui, eles podem escolher, antes de realizar uma missão, armas secundárias ou itens, por exemplo shurikens, cantis que recuperam sangue, makibishis (um tipo de "prego" que o ninja joga para furar os pés de seus perseguidores) e outros itens. Um que eu achei bem inútil foi o arroz colorido que serve para indicar o caminho pelo qual já passou, mas geralmente as missões são de ir de um ponto A até B e você tem um mapa, para que esse item?

I got you!

Os personagens podem pular, dar um combo com a arma, usar as armas secundárias, se defender apertando para trás, se agachar para ficar menos perceptível para o inimigo, ficar colado na parede para ver se um inimigo está vindo ou não ou se esconder dele, tudo que um ninja deve fazer. Para se movimentar mais facilmente durante as missões, existe o item Grappling Hook, que serve para subir em casas e outras coisas. O personagem possui uma barra de sangue de 100 pontos, assim como seus inimigos também possuem essas barras, no qual os hit points variam. Perto da barra de sangue, o personagem tem o Ki Mode, que serve para perceber a presença de um inimigo.

Se um inimigo estiver perto uma "?" irá aparecer com um número do lado, quanto maior o número, mais perto o inimigo está. Se aparecer uma "!", o inimigo está olhando na direção que você está, se aparecer "!!!" o inimigo percebeu e está preparado para te matar e por último, se aparecer "!?", quer dizer que todos os inimigos estão alertas. Mas se o personagem conseguir chegar perto do inimigo sem ele ver, ele pode fazer um stealth kill, que mata o oponente instantaneamente.

Deveria ter me escondido em uma caixa...
A variedade de inimigos não é muito grande, espadachins, lanceiros, arqueiros, e cachorros são os mais comuns. Os sprites deles variam conforme as fases, desde guarda-costas de um ministro até piratas que decidem invadir o território de Gohda. Todos eles possuem o mesmo esquema para serem derrotados, inclusive os chefes, defenda e espere uma abertura para atacar, só é um problema se vários deles se juntarem e o pior inimigo que você pode ter junto de um espadachim é o CACHORRO, por que fica difícil de matar ele e os ataques dele são um saco. Mas como é um jogo de ninja, é melhor passar despercebido (Não, eu não fiz isso). O interessante é que é MUITO FÁCIL ser  percebido no jogo, ou seja, muito sangue será derramado.

Além dos inimigos normais, tem os bosses e eu gostei bastante deles, apesar que foi frustrante ver a cara de um várias vezes. Um ponto negativo do jogo, infelizmente, é a câmera, você está lutando contra um inimigo e do nada ela resolve mudar e te deixa de costas para o adversário e você acaba morrendo. Isso é muito frustrante. Seria muito bom se desse para controlar ela ou se o personagem tivesse um sistema de Lock-On (ficar focalizado no inimigo), ajudaria muito.

BLOOD ALL OVER THE PLACE!

As missões do jogo são poucas, mas dependendo da habilidade do jogador, algumas podem demorar bastante e dependendo do desempenho também, o jogador ganha um rank no fim da missão, dependendo de quantos pontos o jogador fez, e várias coisas contam, como passar sem ninguém te perceber, sem matar inocentes, etc. Os ranks variam de Grand Master, o mais alto até Thug o mais baixo. Mas cada missão é abordado em um local diferente, desde mansões até montanhas, a diferença entre cada uma é bem grande e o grande diferencial desse jogo e que eu gostei muito, foi o mapa, mas o jogo não pausa quando você usa ele, aperte Select e você ainda pode se mover pelo terreno sem problemas.

AND I SAID, BLOOD ALL OVER THE PLACE!

Um ponto positivo e que eu gostei muito, foram os gráficos que adotam um estilo bem realista (Na época do PS1, era.), com cores escuras que combinam perfeitamente com o clima do jogo, além de que quando o personagem derrota o inimigo, sai bastante sangue e ele ainda pode decepar a cabeça, o braço, etc, o jogo é bem sanguinolento nesse aspecto. Outra coisa que eu curti bastante foram as músicas do jogo, em algumas missões elas combinaram totalmente com o estilo do jogo, com elas dá mais vontade de jogar.



Enfim, Tenchu é um ótimo jogo sobre ninjas para o PS1, é obrigatório qualquer gamer jogar, pois os gráficos, as músicas e a jogabilidade (tirando a câmera) do jogo são ótimas, além de retratar fielmente como um jogo de ninja deveria ser, lembra bastante Metal Gear Solid na parte de Stealth, é um jogo que merece ser jogado.


PONTUAÇÃO:
Gráficos: 9
Som: 8
História: 7
Gameplay: 8
Fator Replay: 7
Dificuldade: 8
Chance de ser percebido: 80%

NOTA: 8/10

0 comentários:

Postar um comentário