Final Fantasy X-2


Nome: Final Fantasy X-2
Plataforma: PS2
Gênero: RPG
Desenvolvedora: Square Enix

Sin é passado, a Eternal Calm chegou. O mundo de Spira está tranquilo agora. Yuna, agora uma ex-summoner, vive seus dias em Besaid Island, numa existência pacata mas monótona. Quando sua escudeira Rikku aparece na ilha portando uma esfera contendo uma imagem de alguém que pode ser Tidus, Yuna larga tudo, tira 40% das roupas, arruma dois revólveres e se une aos Gullwings, caçadores de esferas, procurando pistas sobre o paradeiro desse misterioso homem.

Esse jogo contém uma página de Dicas e Truques.



O primeiro Boss de verdade do jogo, Boris.

Final Fantasy X-2 é o décimo primeiro jogo da série principal, e a primeira sequel direta da história dos Final Fantasy. Você controla Yuna, Rikku e a novata Paine num esquema clássico de RPG por turnos, mas com algumas mudanças. A barra de ATB dos jogos anteriores volta, mas agora todas as ações são simultâneas, e atacar em sucessão rápida gera combos(que aumentam o dano causado). Apesar das três garotas começarem como Gunner, Thief e Warrior, respectivamente, as classes não são fixas: você usa o esquema de Garment Grid para trocar de classe no meio da batalha.

O interior da Celsius, a 'nave-mãe'.

O mundo de Spira é básicamente o mesmo de FFX, grande, mas você não tem um world map. Ao invés disso, você viaja pela Celsius(a nave gigante dos Gullwings) e escolhe seu destino pelo sistema de navegação. Alguns lugares se conectam a pé(exemplo, Thunder Plains>Guadosalam>Moonflow), mas lugares óbvios, como Kilika Island, só são acessíveis pela Celsius. O mapa da Celsius te oferece Hotspots, e é nesses lugares que você encontra as missões que avançam a storyline. Nos mapas que não tem hotspots você encontra a maior benção(ou maldição) de FFX-2: as sidequests. FFX-2 tem um PORRILHÃO de sidequests, desde entregar balões a jogar sphere grid a arrumar namoradas para macacos. É tanta sidequest que os mais completionistas sofrerão um bocado bom, mas elas são boas para passar o tempo sem se envolver em missões maiores.

Yuna em sua roupa de Thief. Infelizmente, fora de batalha ela só anda de Gunner.

A história tem um teor bem mais adocicado e feliz do que outros Final Fantasies, com as três protagonistas frequentemente agindo como As Panteras. O fato é que o mundo de Spira, pelo menos inicialmente, não está sendo ameaçado por nada; logo você passa menos tempo contemplando filosofias e mais tempo arrumando namoradas para macacos(...essa quest foi uma das coisas mais escrotas que eu já vi, me perdoe). O que a história tem de fraca(em relação aos outros FFs, claro), o gameplay tem de sensacional: é um dos sistemas de RPG mais divertidos e frenéticos que eu já vi, e quiçá pode ser o melhor da série FF até agora. A ação sem interrupções e os combos gigantescos podem assustar os de raciocínio mais lento, mas aprenda o ritmo e você terá um dos esquemas de batalha mais viciantes da história, com música animada complementando perfeitamente.

Ver a Yuna cantando pop é bizarro.

Se FFX-2 peca um pouco na história inicialmente, a ambiência do jogo é realmente fodona. Mesmo sem Nobuo Uematsu como compositor, a trilha sonora ainda é práticamente perfeita, com músicas tranquilas e tribais em Besaid e Kilika, melodias misteriosas em Bevelle e Thunder Plains, toques leves e nostálgicos em Moonflow e Zanarkand e temas de batalha incrívelmente animados(e animadores). Se você for do tipo que sai andando por lugares e prestando atenção em detalhes, tentando 'se colocar' na história e entender o passado, FFX-2 é um prato cheio. A intro em piano é linda, e as duas músicas cantadas são legais, com 1000 Words literalmente me arrancando lágrimas na primeira playthrough. Os gráficos de FFX-2 também são excelentes: não são os melhores do console, claro, mas as três personagens principais conseguem ser realmente bonitas, e os locais do jogo são extremamente lindos. As texturas e modelos são bem legais, inclusive a variedade de inimigos é bem grande, mas a movimentação da Yuna é bem estranha, ela parece que está prestes a cair a qualquer momento.

Com uma história leve e sem grandes plot twists mas emocionalmente carregada, gráficos e som magníficos
e uma ambiência digna de cinema, Final Fantasy X-2 é um jogo excelente e viciante, com um sistema de batalha magnífico. Fazer 100% é uma tarefa frustrante, com os vários minigames e coisas que tem uma janela de oportunidade mínima para serem cumpridas, mas ainda assim, é Final Fantasy, bom e velho. Recomendado.

Interior do box. Eu esbanjo mesmo, zivuder.


PONTUAÇÃO:

Gráficos: 8
Som: 10
História: 7
Gameplay: 10
Fator Replay: 7.5

NOTA: 8,5/10 - ESCOLHA DO EDITOR

0 comentários:

Postar um comentário