Chrono Cross


Nome: Chrono Cross
Plataforma: Playstation 1, PSN
Gênero: RPG
Desenvolvedora: Squaresoft

Começamos a história com Serge em uma fortaleza, junto com Kid e mais uma pessoa. Eles conseguem chegar até o topo e ocorre algumas cenas e Serge acorda e percebeu que tudo foi um sonho. Ele mora em Arni Village, uma vila de pescadores e vai conversar com Leena, pois ela tinha uma tarefa pra ele. Leena ordena que ele pegue três pedras que estão com monstros e ele cumpre a tarefa. Eles se encontram na praia e começam a conversar, mas acontece um estranho evento e Serge acaba sendo transportando para outra dimensão! E agora, o que acontecerá com nosso herói? Embarque em mais uma épica viagem envolvendo duas dimensões e vários mistérios a serem revelados!



Inesquecível esse menu!

A continuação do jogo que mais fez sucesso no SNES, Chrono Trigger! Chrono Cross não possui os mesmos protagonistas do jogo anterior, mas não nos decepciona com personagens excelentes e uma história de alto nível, com gráficos estonteantes, prova de que a Squaresoft sempre faz belos jogos. Os personagens tem um estilo mangá neles, com olhos grandes e cabelos de todos os tipos e cores, além dos cenários nos darem um clima de como ele é, como Opassa Beach, aonde tudo é colorido, parecendo um local tropical, enquanto Termina já tem um clima mais festivo, devido a um festival que ocorre na cidade. As animações dos elementos e das invocações são um show à parte, todas são extremamente bem feitas, o jogador sempre ficará impressionado com a qualidade com que elas foram feitas. Além de ter as conhecidas CGs da Squaresoft, que sempre arrasam em todos os quesitos.

As CGs do jogo são impressionantes!

O sistema de batalha é por turnos, mas com uma fórmula diferente. O jogador tem a escolha de atacar, usar um elemento, se defender ou correr. No ataque irá aparecer três números que simbolizam diferentes tipos de ataque e o quanto eles gastam na barra de stamina que fica logo abaixo do HP do personagem. No 1, o personagem executará um ataque fraco mas com uma probabilidade de acerto maior ( 99% na maioria dos casos), o 2 é um ataque médio com uma chance que varia entre 80%~60% e o 3 é um ataque forte que tem a menor chance de todas. Cada uma delas gasta na stamina o respectivo número que escolheu e a barra tem o máximo de sete pontos, sendo possível executar ataques fracos, médios e fortes, como se fosse um combo. Mas a barra de stamina também conta na hora de usar os elementos.

Uma batalha!

Os elementos são as magias do jogo e podem ser compradas em um shop ou adquiridos de monstros. Existem sete níveis de elementos, contendo magias de ataque, cura, buff (magias que aumentam  stats) e summons, de diferentes elementos, como fogo que é mais focado em ataque, água que é mais focado em cura, etc. Cada elemento possui seu próprio nível, por exemplo, Fireball é do nível 1, enquanto CurePlus é pertecente ao nível 3 e o jogador pode arrumar os elementos dos personagens do jeito que ele quiser e ele pode colocar uma magia de nível 3 no nível 5 por exemplo, para aumentar  a potência dela, mas se ele colocar em um nível inferior a potência da magia vai cair. 

Os personagens também possuem técnicas próprias que ficam na parte dos elementos, mas eles não podem ser trocados de lugares e alguns personagens fazem dual e triple tech, igual ao jogo anterior, como Serge e Glenn executando um ataque que faz um X de fogo no adversário. As opções de defesa faz com que o personagem adote uma postura defensiva e tome menos dano e a opção de correr faz com os personagens fujam das batalhas, sendo impossível fugir das obrigatórias.

Um elemento branco!

O sistema de evolução não é por nível, como é o comum nos RPGs, os personagens após cada batalha ganham determinada quantia de stats e quando chegam no limite de não ganhar mais, eles só podem evoluir mais após derrotar um boss(chefe) e ganhar uma estrela que são necessárias para invocar os monstros. As armas e armaduras só podem ser feitas no ferreiro, sendo necessário encontrar os materiais certos para poder forjá-las, mas os materiais são bem simples de se encontrar, o que já ajuda bastante, pois o jogo possui um total de 45 personagens a serem coletados, sendo impossível em uma jogada pegar todos, por isso o jogo possui um New Game + aonde o jogador pode pegar os outros que deixou para trás, já que existem escolhas durante a história que mudam o rumo dela e o jogo possui um total de 12 Endings! Sim, mais 12 endings a serem vistos em um jogo. O ponto fraco é que 80% desses personagens não possuem um background bem desenvolvido e alguns são deixados de lado, pois o jogador já vai ter um time definitivo já na metade do jogo.

Cenário e chefe muito bem feitos!

A trilha sonora foi composta por Yasunori Mitsuda, um dos integrantes que ajudou Nobuo a compor as músicas do Chrono Trigger, então já poderíamos esperar músicas de alto nível e são muitas, muitas. Todas as músicas alegres, tristes, os temas de batalhas, todas ficarão marcadas na mente do jogador. Destaco a música de introdução do jogo, fica marcada na sua mente.



Chrono Cross é um dos melhores RPGs do Playstation 1, possui gráficos de alto nível, uma história intrigante e bem desenvolvida, um grande número de personagem a serem recrutados com o ponto fraco que eu citei acima, um sistema de batalha e evolução totalmente inovador, não precisando perder muito tempo para ficar evoluindo e uma trilha sonora que arrasa em todos os aspectos. Se não jogou, tente adquirir ele imediamente, pois está perdendo uma obra-prima! Recomendadíssimo!


PONTUAÇÃO:

Gráficos:9
Som:10
História:9
Gameplay:10
Fator Replay:10

 Nota: 10/10

2 comentários:

  1. Wellington (Smelfus, Kongregate) disse...:

    Aquele cara ta segurando uma guitarra na penultima foto ????

  1. DodaMercenary disse...:

    Sim, ele usa uma guitarra como arma.

Postar um comentário