Desventuras em Série



Título: Desventuras em Série (A Series of Unfortunate Events)
Direção: Brad Silverling
Elenco: Jim Carrey, Meryl Streep, Jude Law, Emily Browning
Paramount Pictures / DreamWorks SKG / Scott Rudin Productions / Nickelodeon Movies 2004


   Os irmãos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire tinham a vida perfeita: uma casa linda e pais que, além de amorosos dedicados, possuíam uma grande fortuna. Mas tudo que é perfeito não dura, e logo os Baudelaire se tornam órfãos, perdendo seus pais em um incêndio que destruira seu velho lar. Não tendo nenhum parente muito próximo, eles vão morar com um tio muito, muito distante, o Conde Olaf, que não é das pessoas mais agradáveis.





   A história se baseia no Conde Olaf querendo tomar a fortuna dos órfãos Baudelaire, inicialmente tentando matá-los 'acidentalmente' enquanto possuía a guarda deles. Falhou, pois Violet é uma inventora de mão cheia, Klaus é um leitor assíduo e Sunny, apesar de ser apenas um bebê e possuir quatro dentes, adora morder (com MUITA força) as coisas.

Sunny, Violet e Klaus, desnorteados ao verem onde seria seu novo 'lar'. A moradia de Conde Olaf era tão bonita quanto sua personalidade.

   O advogado encarregado do futuro das crianças é o Sr. Poe, um senhor muito bondoso, porém embasbacado, que tende a cair nos truques do Conde Olaf. Ele de fato, tomou a guarda de Conde Olaf e tenta manter as crianças o mais longe possível dele, mas o Olaf segue as crianças aonde quer que elas vão e se disfarça de algum personagem para se aproximar do tutor escolhido. Apesar de os órfãos sempre reconhecerem-no, independente do disfarce, o tutor tende a não só cair na conversa fiada, mas também a se tornar íntimo do inescrupuloso ator.

Prazer, Conde Olaf. Um pouquinho de medo você sentiu, que eu sei.

   O filme é baseado na série Desventuras em Série, escrita por Lemony Snicket, e que tem 13 livros. Essa versão é baseada nos três primeiros: 'Mau Começo', 'A Casa dos Répteis' e 'O Lago das Sanguessugas'. Os outros são, respectivamente:

  • A Serralheria Baixo-Astral;
  • Inferno no Colégio Interno;
  • O Elevador Ersatz;
  • A Cidade Sinistra dos Corvos;
  • O Hospital Hostil;
  • O Espetáculo Carnívoro;
  • O Escorregador de Gelo;
  • A Gruta Gorgônea;
  • O Penúltimo Perigo;
  • O Fim
   Conta com um elenco fantástico, que vai de Jim Carrey à Meryl Streep, incluindo Jude Law e Jane Lynch (confesso que não gosto muito dela, mas é bem reconhecida, então '-')
Não é um filme digno de indicações ao Oscar, embora Jim Carrey esteja impecável como Conde Olaf e o filme seja muito agradável de se assistir. Os efeitos especiais deixam um pouco a desejar, e o filme se contradiz em algumas partes. Por exemplo, subentende-se que a história se passa numa época mais antiga, e em uma das cenas do filme, Conde Olaf sai do carro e tranca o carro com aquele botãozinho automático.  É, um detalhe pequeno porém importante. Os atores que interpretaram os órfãos também foram bem escolhidos, a meu ver.
Os órfãos Baudelaire ao fim do filme. Mal sabiam eles que havia mais 10 livros de aventura e tragédia pela frente.

 O que interpretou o irmão do meio, Klaus, me lembra muito um amigo meu, inclusive. Luís Israel, você receberá uma homenagem.
Idênticos, eu sei.


NOTA: 8/10

3 comentários:

  1. Paula Senra. disse...:

    AUEUEAHUAEHUAEHUAEHUEAHUAEHUEAHUAEH OMFG WEU RI QQQ.
    esse filme é foda, mary.
    ótimo post, incluindo a parte que cita meu namorado q

  1. Mary disse...:

    UAHEUAHEUAEH obrigada Paulinha, lembrei dele NA HORA que vi o menino K

  1. Hugo disse...:

    "Por exemplo, subentende-se que a história se passa numa época mais antiga, e em uma das cenas do filme, Conde Olaf sai do carro e tranca o carro com aquele botãozinho automático."
    Isso foi proposital...

Postar um comentário