Nome: Digimon World
Plataforma: PS1
Gênero: RPG, Aventura
Desenvolvedora: Bandai
Você, um fã inveterado de Digimon, é sugado através de seu VR, e acaba aparecendo em File City, uma cidade virtual populada exclusivamente por Digimon. Ou, bem, era: um misterioso evento fez os Digimons abandonarem a cidade, se tornando ferozes, e alguns até perderam a capacidade de falar. Jijimon, o chefe da cidade, te manda em uma missão: ao lado do seu parceiro Digimon, você deve resgatar e repopular File City para combater os estranhos eventos que ocorrem na ilha.
Você vai ter muito o que lutar se quiser zerar isso aqui. |
Ah, Digimon World... Eu vejo este jogo com óculos coloridos de nostalgia, por ser o primeiríssimo jogo que eu já tive, mas tentarei ser justo nesse review. Digimon World é a resposta da Bandai para a febre Pokémon, mas é extremamente mais focado em treinar e cuidar do que 'capturar todos'. Você controla Tamer (com um nome à sua escolha) e seu fiel Digimon, e deve treinar, batalhar e explorar a ilha, fazendo Digimon se juntarem à cidade dos mais variados jeitos.
Digimon World é o mais próximo de um Tamagotchi (que curiosamente também é da Bandai) que se pode chegar. Seu Digimon não é só uma máquina de batalha; ele precisa se alimentar, fazer cocô, treinar e receber elogios de vez em quando. Esqueça das suas necessidades, e você terá um bicho infeliz e rebelde nas mãos.
Tamer e Agumon em Drill Tunnel. Cuidado com os Goburimons. |
Seu Digimon, que inicialmente é um Agumon ou Gabumon, tem 6 stats principais (Attack, Defense, Speed, Brains, HP e MP, que não precisam de explicação, acho), além de três barras, chamadas Happiness, Discipline e Virus. Happiness é a felicidade do seu bicho, que o faz ter uma expectativa de vida maior; Discipline é o quanto seu Digimon te respeita em batalha, e Virus é apenas uma medida de quantos cocôs seu bicho fez fora da privada (o que não altera nada, mas se chegar ao máximo pode te transformar em um Mon horrível.). A chave do sucesso é evoluir tudo balanceadamente, e tomar conta das necessidades do seu bichinho.
As evoluções também não seguem um padrão lógico, como no anime. Um Agumon não necessariamente vira um Greymon - as evoluções dependem dos stats do seu bicho, das barras de felicidade e disciplina, e da quantidade de erros cometidos no seu treinamento (como deixar ele passar fome). Ou seja, seu Agumon pode muito bem virar um Tyrannomon.
Exatamente, Meat é plantada e colhida. Sentido? |
Nas batalhas, curiosamente, você não tem controle algum sobre seu Mon. Bem, controle algum é exagero, você pode gritar ordens do lado de fora da batalha (quanto mais Brains, mais ordens), e dependerá da Discipline do seu Mon se ele vai te obedecer ou não. Você ainda pode jogar itens de cura e etc, mas dependerá da boa vontade e dos stats do seu Mon para vencer as batalhas.
File Island é um lugar relativamente grande, e por todos os cantos você pode encontrar Digimon que podem ser convocados à cidade. Cada Mon tem requerimentos diferentes para entrar na cidade. A maioria se junta à causa se você lhe der uma boa surra, como Palmon e Kunemon inicialmente, mas alguns como Monochromon requerem minigames ou outras coisas. Explore o mundo e tente de tudo para se dar bem e avançar na história minimalista do jogo. Após conseguir um certo número de residentes para a cidade, a dungeon final se abre. Pela própria natureza aberta do jogo, você pode chegar até o final ignorando os Mons mais difíceis, o que é um bônus interessante. Cada Digimon que se junta à cidade contribui de alguma forma; abrindo item shops, clínicas de cura ou te dando mais comida diariamente.
Tamer treinando Brains do seu Agumon. |
Os gráficos são muito bonitos, principalmente se levar em consideração que DW veio perto do início da vida do Playstation. Os cenários são bonitos e coloridos, estáticos (como em Resident Evil, por exemplo) e relativamente grandes. É fácil ficar sem saber onde ir, devido ao tamanho do mapa, mas alguns Mons na cidade te dão dicas de onde ir. A trilha sonora, apesar de eu particularmente gostar, é realmente neutra, sem grandes atrativos. Algumas músicas de background, como em Gear Savanna, são realmente boas, mas a maioria não passa de background noise, com grilos e sapos fazendo barulho e etc. As vozes dos personagens, pelo menos, são extremamente fofinhas. Ouvir seu Digimon soltando um "RAWR" toda vez que você dá comida pra ele é mágico.
Digimon World é um jogo facilmente frustrante, fechando o assunto. Treinar seu Mon pode ser cansativo, e não ter controle sobre as batalhas pode incomodar alguns, mas se você conseguir se entregar ao jogo o suficiente, verá que tem um RPG interessante e envolvente embaixo. Só não enfie na cabeça que vai coletar todas as Medals - é coisa de maluco.
PONTUAÇÃO:
Gráficos: 8
Som: 7
História: 6
Gameplay: 6
Fator Replay: 8
Dificuldade: 5-8, depende de sorte
Cocôs por minuto: 8
NOTA: 7.3/10 - ESCOLHA DO EDITOR
esse blog ta muito parado, exijo mais reviews