Digimon World



Nome: Digimon World
Plataforma: PS1
Gênero: RPG, Aventura
Desenvolvedora: Bandai

Você, um fã inveterado de Digimon, é sugado através de seu VR, e acaba aparecendo em File City, uma cidade virtual populada exclusivamente por Digimon. Ou, bem, era: um misterioso evento fez os Digimons abandonarem a cidade, se tornando ferozes, e alguns até perderam a capacidade de falar. Jijimon, o chefe da cidade, te manda em uma missão: ao lado do seu parceiro Digimon, você deve resgatar e repopular File City para combater os estranhos eventos que ocorrem na ilha.




Você vai ter muito o que lutar se quiser zerar isso aqui.

Ah, Digimon World... Eu vejo este jogo com óculos coloridos de nostalgia, por ser o primeiríssimo jogo que eu já tive, mas tentarei ser justo nesse review. Digimon World é a resposta da Bandai para a febre Pokémon, mas é extremamente mais focado em treinar e cuidar do que 'capturar todos'. Você controla Tamer (com um nome à sua escolha) e seu fiel Digimon, e deve treinar, batalhar e explorar a ilha, fazendo Digimon se juntarem à cidade dos mais variados jeitos.

Digimon World é o mais próximo de um Tamagotchi (que curiosamente também é da Bandai) que se pode chegar. Seu Digimon não é só uma máquina de batalha; ele precisa se alimentar, fazer cocô, treinar e receber elogios de vez em quando. Esqueça das suas necessidades, e você terá um bicho infeliz e rebelde nas mãos.

Tamer e Agumon em Drill Tunnel. Cuidado com os Goburimons.

Seu Digimon, que inicialmente é um Agumon ou Gabumon, tem 6 stats principais (Attack, Defense, Speed, Brains, HP e MP, que não precisam de explicação, acho), além de três barras, chamadas Happiness, Discipline e Virus. Happiness é a felicidade do seu bicho, que o faz ter uma expectativa de vida maior; Discipline é o quanto seu Digimon te respeita em batalha, e Virus é apenas uma medida de quantos cocôs seu bicho fez fora da privada (o que não altera nada, mas se chegar ao máximo pode te transformar em um Mon horrível.). A chave do sucesso é evoluir tudo balanceadamente, e tomar conta das necessidades do seu bichinho.

As evoluções também não seguem um padrão lógico, como no anime. Um Agumon não necessariamente vira um Greymon - as evoluções dependem dos stats do seu bicho, das barras de felicidade e disciplina, e da quantidade de erros cometidos no seu treinamento (como deixar ele passar fome). Ou seja, seu Agumon pode muito bem virar um Tyrannomon.

Exatamente, Meat é plantada e colhida. Sentido?

Nas batalhas, curiosamente, você não tem controle algum sobre seu Mon. Bem, controle algum é exagero, você pode gritar ordens do lado de fora da batalha (quanto mais Brains, mais ordens), e dependerá da Discipline do seu Mon se ele vai te obedecer ou não. Você ainda pode jogar itens de cura e etc, mas dependerá da boa vontade e dos stats do seu Mon para vencer as batalhas.

File Island é um lugar relativamente grande, e por todos os cantos você pode encontrar Digimon que podem ser convocados à cidade. Cada Mon tem requerimentos diferentes para entrar na cidade. A maioria se junta à causa se você lhe der uma boa surra, como Palmon e Kunemon inicialmente, mas alguns como Monochromon requerem minigames ou outras coisas. Explore o mundo e tente de tudo para se dar bem e avançar na história minimalista do jogo. Após conseguir um certo número de residentes para a cidade, a dungeon final se abre. Pela própria natureza aberta do jogo, você pode chegar até o final ignorando os Mons mais difíceis, o que é um bônus interessante. Cada Digimon que se junta à cidade contribui de alguma forma; abrindo item shops, clínicas de cura ou te dando mais comida diariamente.

Tamer treinando Brains do seu Agumon.

Os gráficos são muito bonitos, principalmente se levar em consideração que DW veio perto do início da vida do Playstation. Os cenários são bonitos e coloridos, estáticos (como em Resident Evil, por exemplo) e relativamente grandes. É fácil ficar sem saber onde ir, devido ao tamanho do mapa, mas alguns Mons na cidade te dão dicas de onde ir. A trilha sonora, apesar de eu particularmente gostar, é realmente neutra, sem grandes atrativos. Algumas músicas de background, como em Gear Savanna, são realmente boas, mas a maioria não passa de background noise, com grilos e sapos fazendo barulho e etc. As vozes dos personagens, pelo menos, são extremamente fofinhas. Ouvir seu Digimon soltando um "RAWR" toda vez que você dá comida pra ele é mágico.

Digimon World é um jogo facilmente frustrante, fechando o assunto. Treinar seu Mon pode ser cansativo, e não ter controle sobre as batalhas pode incomodar alguns, mas se você conseguir se entregar ao jogo o suficiente, verá que tem um RPG interessante e envolvente embaixo. Só não enfie na cabeça que vai coletar todas as Medals - é coisa de maluco.


PONTUAÇÃO:

Gráficos: 8
Som: 7
História: 6
Gameplay: 6
Fator Replay: 8
Dificuldade: 5-8, depende de sorte
Cocôs por minuto: 8

NOTA: 7.3/10 - ESCOLHA DO EDITOR

2 comentários:

  1. Vito disse...:

    esse blog ta muito parado, exijo mais reviews

  1. Monkeybox disse...:

    Tô fazendo quase de dois em dois dias e o sr Moreira ainda reclama, é de foder

Postar um comentário