Nome: Zoids: Legacy
Plataforma: Game Boy Advance
Gênero: RPG
Desenvolvedora: Atari
Começamos a história com Zeru, um guerreiro que pilota um Zoid, que são robôs geralmente baseados em animais, como tigres, gorilas, LOBOS (Infelizmente, é a classe mais fraca do jogo, droga desenvolvedor!) , etc. Nosso protagonista possui um SaberLion, um Zoid raro. Após um tremendo terremoto, nosso herói acorda perto de uma cidade e decidi visitá-la. Nela ele descobre que existe torneios em que pilotos de Zoids disputam entre si para provar quem é o melhor e assim ir avançando em novos torneios. Zeru decidi entrar e durante essa jornada ele encontra Juno uma mulher inútil misteriosa que irá mudar o rumo da aventura dele.
O começo do jogo é bem simples, com Zeru entrando em torneios e recrutando novos amigos e Zoids, mas com o passar do tempo, a história vai se aprofundando e tomando outros rumos. Durante a jornada o jogador terá que conseguir novos Zoids e para isso ele irá precisar dos dados do Zoid, que ele pode conseguir em baus, com personagens ou com Zoids destruidos em batalhas e precisará dar upgrade nas armas e defesas deles. Alguns Zoids são bem fortes, enquanto outros são bem inutéis e eles são divididos em voadores, aquaticos e terrestres e possuem vários tamanhos do S até o XL. Cada Zoid, dependendo de qual ele for, pode equipar 3 armas no máximo e alguns itens que servem para aumentar stats, além deles possuírem ataques próprios, no máximo são 4 ataques que um Zoid pode possuir, alguns possuem 3, 2 e eles são basicamente compostos de garras, tiros, canhões, etc.
O time de batalha pode ser composto por no máximo seis Zoids, mas existem algumas restrições, como um Zoid XL não pode ficar na linha de trás do lado de um Zoid tamanho M (O que é tosco.). Durante a batalha, o jogador tem a opção de batalhar, usar comandos e fugir ( que é essencial nesse jogo e você saberá porque). Bem, primeiramente falarei dos comandos, eles podem ser obtidos falando com NPCs, personagens que entram na equipe ou mesmo achando em báus e eles possuem diversas utilidades, por exemplo o comando Supplier serve para dobrar o dinheiro que o jogador ganhar da batalha se ela for encerrada no turno em que o comando for usado e essa regra é aplicada para a maioria dos comandos. Outros comandos recuperam o HP dos Zoids, servem para coletar novas Zi Datas ( essenciais para fazer novos Zoids) e partes deles, etc.
Campo de batalha. |
Agora sobre a batalha, o inimigo pode ser composto de no máximo seis Zoids (assim como seu time) e o HP deles felizmente é mostrado, tirando os chefes que ficam com um "????" no lugar do HP. Cada Zoid tem seu turno, geralmente o inimigo sempre tem uma velocidade monstro, mas quando chega a sua vez, o jogador deve selecionar um ataque, que desde que esteja no range do Zoid, pode atingir 1, 2, 4 ou até o time inteiro! Mas a maioria dos ataques consomem EP ( Energy Points), mas geralmente os ataques mais fortes não consome EP nenhum (Sim, o jogo fica fácil do nada.). Existem outros tipos de armas que curam os Zoids, aumentam a velocidade, defesa, mas não são muito utéis. As batalhas são compostas assim.
Agora, sobre o comando fugir, as batalhas aleatórias desse jogo, depois que você consegue um time sólido são TOTALMENTE INÚTEIS, quando você quer fugir aparece a MALDITA MENSAGEM: "Your party failed to retreat", isso é um SACO, sendo que a encounter rate do jogo É MUITO ALTA, principalmente nas dungeons, sendo que existem várias delas mais para o fim do jogo ou seja, você não vai precisar mais upar, mas o jogo INSISTE NISSO, ponto negativo para isso.
Acabei falando da batalha primeiro, agora vamos focar na interação do personagem com o cenário. O mundo é composto de várias cidades e algumas dungeons, a maioria contendo um torneio, todas as cidades são absolutamente iguais, cada uma contendo um Zoid Institute, que é um laboratório que serve para criar novos Zoids, reparar eles e dar upgrades. Uma loja que vende armas, outra que vende itens que servem para curar status ou recuperar HP e um bar que em algumas ocasiões servem para eventos utéis. São só essas as funções das cidades, por que os NPCs dos jogos são lamentáveis, nem vale a pena perder tempo conversando com eles, os desenvolvedores do jogo não tiveram nenhuma criatividade na hora de criar as frases. Um outro ponto negativo é o fato do jogo possuir muitos personagens, estilo Suikoden ( calma, tem menos de 108), antes da metade do jogo você já vai estar quase com um time fixo e os stats da maioria dos personagens não são tão bons assim.
Um bar com NPCs |
A trilha sonora do jogo é beeeeeeeeeeem simples para um RPG, bem abaixo da média, as músicas são sem sal e alguns temas de batalha até que empolgam, mas não muito, se a música fosse um pouco mais épica, o jogo poderia ter ganhado mais alguns pontos positivos.
Concluindo, é um bom RPG para passar o tempo, eu particularmente gostei de jogar, a história é mediana, mas dá para aguentar, os gráficos que eu acabei não comentando são ótimos para o game boy advance, muito bem feitos, principalmente o design do Zoids, as batalhas são bem diferentes, bem invoador, a trilha sonora dá para aguentar também, mas o encounter rate acabou com tudo, sorte que isso começou no fim do jogo, senão a nota do jogo iria ser bem pior, bem, eu recomendo, se você é um amante de RPGs, mas tenha paciência.
PONTUAÇÃO:
Gráficos: 7
Som: 5
História: 6
Gameplay: 6
Fator Replay: 2
Dificuldade: 4
Taxa de Encounter Rate: 1000%
NOTA: 5.0/10
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