Tetris


Nome: Tetris
Plataforma: Mais de 30
Gênero: Puzzle


Sim, sim, nesse post irei falar sobre Tetris, um dos jogos mais simples do mundo que se tornou um sucesso e ainda consegue fazer fãs atualmente, devido ao seu estilo viciante, afinal encaixar peças de vários formatos para fazer pontos que não tem fim é extremamente divertido. O jogo foi criado por um trio russo, Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov em 1984, mas será que eles pensaram que faria tanto sucesso assim? O jogo evoluiu com o tempo, adicionando novas dificuldades e outros modos e tendo jogos que usam a mesma mecânica de jogo de uma maneira diferente como Pokémon Puzzle League.



Tetris Alladin?
Bem, vou falar dos gráficos, mas o que falar deles, são simples, com as peças tendo uma cor diferente para cada uma e o background é totalmente vazio, sem nada nele, mas como eu disse, com o passar do tempo foi mudando, as cores ganharam mais vida, os backgrounds foram sendo preenchidos com temas diversificados, tudo para deixar o jogador mais à vontade nesse jogo simplezinho mas extremamente viciante que agrada crianças e adultos até hoje.

FAÇA PONTOS, FAÇA PONTOS, GO GO GO!
Hora de falar do ponto mais importante do jogo, a mecânica dele, que fez várias pessoas do mundo inteiro viciarem nesse jogo. Peças de vários formatos como um quadrado, um L, vão caindo e o jogador tem que encaixá-los para formar uma linha, que irá sumir e o jogador ganhará pontos. E é assim o jogo inteiro, até o jogador alcançar pontos absurdos ou as peças alcançarem o topo do cenário, o que resulta em um game over. Simples, não? Não é nenhum Touhou, aonde você tem que desviar de várias balas, ou um Silent Hill, aonde o jogador tem que ficar desvendando puzzles insanos, é apenas encaixar peças para formar uma linha que ganha pontos, amazing.

Os gráficos evoluíram, olha só.
Mas falta algo para estimular o jogador, não acha? Uma música talvez, mas o jogo  possui uma música simples, os efeitos da peças caindo e encaixando uma na outra e a linha desaparecendo e ganhando-se pontos. Imagina se tivesse uma trilha sonora estilo do filme Gamer, iria ser um Tetris totalmente frenético, ou músicas do FFTA2, afinal, músicas simples ou complexas são bem vindas em qualquer jogo, claro, as versões mais avançadas de Tetris possuem músicas legais, mas as primeiras simplesmente tinham algo simples assim e elas fizeram um baita sucesso.



Tetris possui até recordes mundiais, sério, tá no Guinness cara, por ele ser o jogo mais portado e por possuir vários jogos diferentes, para várias plataformas, é íncrivel demais. Claro, no Japão (Força Japão!) as coisas são diferentes, lá já é outro nível de Tetris, como mostrado no vídeo abaixo:



Nossa, falei bastante sobre Tetris até, para quem esperava uma review tipo " Encaixe as peças e faça pontos, fim" não foi bem assim, né? Tetris, tetris, sempre estará acompanhando a gente, duvido que alguém nunca tenha jogado tetris naqueles "gameboys" que tinham vários mini-games nele, era infância épica, cara. Bem, para que recomendar Tetris se todo mundo jogou, mas fica a dica aí, se nunca jogou, jogue!



PONTUAÇÃO:

Gráficos:8
Som: 8
História:Nulo
Gameplay:10
Fator Replay: 100

 Nota: 9/10

3 comentários:

  1. Wellington (Smelfus,Kongregate) disse...:

    TETRIS... THE BESTOF THE BEST OF THE BEST OF THE BEST GAME 4EVER (SOM: NULO, DODA VC É SURDO FUUUUU ¬¬)

  1. DodaMercenary disse...:

    Pronto, dei nota pro som, eu ouvi agora, é viciante :D

  1. Unknown disse...:

    Doda deve ter jogado ums pares de tetris eróticos para produzir esse artigo(hm.)

    e ia quase esquecendo:DA RÚSSIA COM AMOR
    (errata: tetris não tem um tema fixo, mas a primeira faixa tocada é a mais lembrada por todos)

Postar um comentário